quinta-feira, 11 de junho de 2009

NO MUNDO DA LUA



BEIJA-FLOR

Beija-flor pequenininho
que beija a flor com carinho,
me dá um pouco de amor,
que hoje estou tão sozinho...
Beija-flor pequenininho,
é certo que não sou flor,
mas eu quero um beijinho,
que hoje estou tão sozinho...

No Mundo da Lua, ed,IBeppe/Miguilim

O poema acima faz parte do livro No mundo da Lua, publicado em 1982 pela Miguilim, pequena editora de Belo horizonte. Naquela época quase nenhuma editora queria publicar poesia e eu soube, ouvi falar, que a Miguilim se interessava. Consegui o telefone liguei para lá. Antonieta Cunha falou comigo, sim, ela disse, gostaria de ver o seu trabalho, não poderia vir até aqui? Marcamos um dia. Naquela época eram 9hs de viagem até Belo Horizonte. Peguei um ônibus noturno e fui. Antonieta me recebeu maravilhosamente bem. Eu levava o livro já ilustrado por uma amiga e ela não gostou das ilustrações mas amou os poemas. Quis cortar o livro pela metade, achou muito grande. Entrei em crise: o que faria com as ilustrações da minha amiga? Voltei para o Rio triste. Na minha casa tinha como hóspede o grande maestro Nelson Ayres, meu amigo naquela época. Pedi um conselho. Ele me disse: publique como a editora quer, você está começando, é a tua chance. Conversei com a minha amiga e ela entendeu. O livro saiu lindo e foi lançado em Sabará num grande teatro, foi tudo alucinante. O poema do beija-flor virou música , teatro e nunca poderia esperar tanto de um poema tão pequeno!!!
Hoje leio no Globo um artigo maravilhoso intitulado BEIJA-FLOR voa mais rápido do que avião. Impressionante. De vez em quando um beija-flor vem até a minha janela enquanto escrevo. Tenho vontade de gritar de felicidade.
Hoje Saquarema, a cidade que escolhi para morar faz tapetes de sal. Fico muito emocionada com a cidade inteira trabalhando junto só para produzir beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário