domingo, 14 de junho de 2009

LUIS



UNIDUNITÊ

Unidunitê,
onde anda você?
Procuro pelas gavetas,
procuro pelas esquinas,
procuro na sombra da lua,
no sol derramado na rua,
no sal das espumas,
nos sinos do vento,
não sei se será menino,
não sei se será menina,
quando um dia você chegar
deslizando na areia do tempo...

Unidunitê,
onde anda você
antes de nascer?

Caixinha de Música, ed. Manati, 2004

Agora já sei: é um menino, se chama Luis como o meu pai e nascerá no final de agosto. Quando escrevi o poema, o Guga, meu filho músico nem conhecia a Patrícia ainda mas eu já sonhava com um neto(a) e sempre me indago por onde andamos antes de nascer.
Fiz o livro Caixinha de Música com o Guga Murray e o poema entrou no livro. A história do livro é linda: eu pensei em fazer um CD com músicas, canções, mas o Guga me disse, mãe, não vou musicar os poemas, vou criar uma possibilidade musical para cada um. Ele acabou fazendo sim algumas canções de tanto que eu insisti. Mas o resultado é lindo, surpreendente. E a ed. Manati precisou encontrar um ilustrador músico para fazer as partituras complicadas do Guga. Saímos todos felizes, as ilustrações, do Sérgio Magalhães, além das partituras, são belíssimas. O livro ganhou uma apresentação maravilhosa do poeta e critico Alexei Bueno que me deixa até hoje tão agradecida e surpresa. Meu grande amigo Latuf é apaixonado pelo livro e o levou para Salta, na Argentina, onde fez uma palestra sobre ele.
Já estou , em pensamento, de partida para Granada, Andaluzia,Espanha, onde o Luis (neto de outro Luis que nasceu no começo do século XX no interior da Polonia e agora anda por outros planetas) ,nascerá. Devo embarcar no meio de setembro. Nem imagino o que vou sentir quando nos olharmos a primeira vez...e eu disser, Luis, cheguei, a tua vovó.

3 comentários:

  1. Roseana,
    Que delícia ler o seu blog. Passarei a acompanhar.
    Felicidades pelo seu neto.
    Um abraço fraterno,
    Prof. Maria Paula Nascentes

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Maria Paula. Mil beijos. Roseana

    ResponderExcluir
  3. Mamãe, amamos seu blog, muito bacana. Vamos fazer o da escola tambem. Beijos,
    André e Dani

    ResponderExcluir