quinta-feira, 25 de junho de 2009

A MÃO ESTENDIDA



AMIGO

No rumo certo do vento,
amigo é nau de se chegar
em lugar azul.
Amigo é esquina
onde o tempo para
e a Terra não gira,
antes paira,
em doçura contínua.
Oceano tramando sal,
mel inventando fruta,
amigo é estrela sempre
no rumo certo do vento,
com todas as metáforas,
luzes, imagens
que sua condição de estrela contém.

Poemas de Céu, ed. Paulinas

O que se passa hoje no Irã nos deixa tristes, estarrecidos. Mas já há uma brecha, uma fissura , e o terremoto não será em vão. O povo iraniano quer respirar. as mulheres querem respirar. Até quando conseguirão amordaçar um povo inteiro? Não conseguirão.
Hoje, O Globo traz duas matérias comoventes: O Médico e o Mago e A Música na Idade da Pedra.
Conheci Paulo Coelho em 1998, quando Juan Arias, meu marido, fazia um livro com ele, "As Confissões de um Peregrino" ,ed. Objetiva. Passamos cinco tardes juntos em seu apartamento em Copacabana e descobri que o Paulo é uma pessoa maravilhosa, ele é simples, despojado e muito generoso . Um amigo que olha nos nossos olhos e pergunta: quem é você?
Hoje fiquei sabendo que ele ajudou a salvar o médico que tentou salvar a vida da jovem Neda que se tornou a mártir dos protestos. Pois bem, a troca de correspondência entre eles é absolutamente comovente e quando o médico diz que vai tentar fugir e que se não conseguir até uma determinada hora pede ao Paulo que tome conta de sua esposa e do filho, pois eles nâo têm ninguém no mundo além dele, estamos diante da mais pura amizade e confiança.
Com a matéria da música na idade da pedra ficamos sabendo que foi encontrada uma flauta com cinco furos de 35 mil anos. Já então o homem fazia música, pintava, esculpia. Já então o homem queria voar, transcender, o que é incompatível com o que acontece no Irã hoje. Que a música tome conta do coração dos homens .

3 comentários:

  1. Mãe, cad vez mais legais suas crônicas, estou adorado. Acordo ansioso para ler. Essa está de doer o coração. Vamos subir agora serra. Beijos

    ResponderExcluir
  2. querida Roseana, como sempre voce faz com que a delicadeza vença qualquer barreira. Tenho muito orgulho de ser seu amigo.
    Um imenso beijo, um beijo no Juan da minha parte
    Paulo

    ResponderExcluir