quinta-feira, 18 de junho de 2009

AULA DE COSTURA



FALANDO DE LIVROS

O livro é a casa
onde se descansa
do mundo.

O livro é a casa
do tempo
é a casa de tudo.

Mar e rio
no mesmo fio
água doce e salgada.

O livro é onde
a gente se esconde
em gruta encantada.

Casas, ed. Formato.

Ontem, depois do Café Literário, eu e Maria Clara fomos para a Biblioteca da AMAB (Associação de moradores do Boqueirão). Havia aula de costura. Lemos com as costureiras um conto da tradição sufi: uma moça sonha com um príncipe, ela acorda e corre em busca do príncipe. Passa por um velho perto de uma fonte mas não o vê. Não encontra o príncipe. Na outra noite sonha outra vez, de novo sai em busca do amado. E assim sucessivamente. Até que um dia, exausta, ela para ao lado do velho. Ele lhe dá água e não é um velho: é o próprio príncipe! O conto está no livro Contos Filosóficos do mundo inteiro de Jean-Claude Carrière. Combinamos que já que o curso de costura é oferecido pela biblioteca, no final da aula elas iriam até a biblioteca pegar um livro. Seria uma troca. E para nossa alegria foram. Uma levou O Menino do Dedo Verde para a filha de 15 anos, o filho de uma costureira que fazia aula de Yoga, também uma iniciativa da Biblioteca, apanhou o Hobbit, do Tolkien, outra levou Amor é Prosa, Sexo é Poesia do Jabor, etc...
Eu passei a tarde carimbando e limpando livros e fiquei assombrada com o maravilhoso acervo da biblioteca. Mas o que mais me enterneceu foi a coleção do Tesouro da Juventude. Entrei no túnel do tempo: aqueles livros foram parte imensa da minha infância. Eles dormiam dentro de uma cristaleira na casa da minha avó. Bem pequena eu ia até lá, ela abria a cristaleira, tirava um exemplar para mim, e eu lia, lia, maravilhada... Ali encontrei pela primeira vez os contos de fadas. Eu também sonhava com príncipes e donzelas correndo pelo bosque, como no conto do livro do Jean-Claude Carrière. Ontem, por um momento eu tinha oito anos, minha avó, tão pequena e linda, ainda estava viva e eu também estava no presente, a biblioteca, como num sonho, subitamente cheia de leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário