quinta-feira, 1 de julho de 2010

FOGUEIRA DE LIVROS

Conseguí um distrato com a editora Ediouro para o meu livro Todas as Cores Dentro do Branco . Eles me disseram que queimariam o estoque. Perguntei se não poderiam doar para escolas, bibliotecas,comunidades... disseram que não, saía muito caro, preferiam queimar mesmo.
Escrevi para Lourdes, a diretora de uma Escola Municipal em Duque de Caxias e ela se organizou para buscar os livros. Depois de semanas de burocracia hoje foram buscar os livros em Xerém. Salvei meus livros da fogueira. Estarão onde precisam estar: nas mãos e nos corações das crianças.
Fogueira de livros nos remete a um passado vergonhoso. Antes os livros eram queimados pelo perigo que suas idéias traziam. Hoje uma editora queima livros para não ter prejuízo.

7 comentários:

  1. No mínimo impressionante: há 30 anos,uma editora mineira quis queimar meus livros didáticos e eu pedi que fossem feitas doações às escolas públicas.Responderam que as fariam.Nunca duvidei....aiaiaiaia...beijos ingênuos da maria neusa

    ResponderExcluir
  2. Estou chocada com esta informação. Lembrei-me da personagem do livro "A menina que roubava livros", no trecho em que os nazistas fazem fogueiras com os livros e a menina pega (salva) um livro das cinzas escondendo-o dentro de sua roupa.Lamentável a atitude da editora.

    ResponderExcluir
  3. Que absurda a atitude da Ediouro! Nunca imaginei.
    Ainda bem que tivemos um final feliz.
    Parabéns pela sua atitude.
    Abraços,
    Cida.

    ResponderExcluir
  4. Caramba, Roseana se você tivesse me contado, pode ter certeza que já estaria lá levando esses livros para a minha comunidade do COMPLEXO DO ALEMÃO. Foi muita falta de respeito, de amor e, sobretudo de sensibilidade desta editora. Realmente queimar livros pertence a um passado vergonhoso.
    Mas minha amiga é como a minha mãe dizia: cada um dá o que tem. Se você não tem internalizado o que representa a sua ação diante da natureza, fica difícil ter uma reação contrária.
    Você me autoriza colocar essa notícia no twitter da nossa Secretária de Educação para que vários professores tomem conhecimento disso?
    Afinal nós recebemos uma verba para comprar livros... Sendo assim ficaremos mais atentos com as editoras.
    Bjs
    Angela

    ResponderExcluir
  5. Angela, eu não tenho uma declaração escrita, apenas o que me foi dito por telefone. Pode colocar, só não tenho como provar. As trocas de e-mail que temos são apenas sobre a estratégia para a Lourdes de Duque de Caxias buscar os livros.

    ResponderExcluir
  6. Os livros já estão conosco!!!

    Com muita alegria nossa Escola Municipal Pedro Paulo da Silva recebou os livros!!! Parte deles será distribuída para outras escolas da rede, para que cheguem às mãos de nossas crianças.

    Obrigada, Roseana, por este presente tão lindo!
    beijos, Lourdes

    ResponderExcluir