quarta-feira, 30 de junho de 2010

DE FRENTE PARA A MATA

Chego na radioterapia vinte minutos antes da hora. Caminho até o Café, subo uma escada dentro da mata, meu coração se reconhece rapidamente em cada pedacinho de verde: na mata estou em casa. Nos sentamos no terraço. Meus olhos se perdem no bosque. Depois da sessão voltamos para lá e esperamos a Bia Hetzel vir nos buscar para almoçarmos na sua casa ali perto. Chega Bia, nos abraça, e pergunta: _ viram os macacos? Infelizmente não vimos , acho que ainda estavam dormindo. Fomos até a editora Manati , uma casa tão linda na Gávea, Bia nos conta como comprou a casa,como foi reformando com material de demolição, como Silvia, sua sócia ajudou com suas lindas idéias. Saio com um pacote de livros. Presente para Kira, minha netinha de estimação, com quem me encontrarei na Espanha e para o Luis, meu netinho, já ir montando a sua biblioteca. Em seu apartamento, Bem, seu gato persa branco me reconhece.

Ontem vimos o filme Brilho de Uma Paixão sobre John Keats, o grande poeta inglês. O filme é magnífico. Por favor, não percam. Além do belíssimo texto, há uma imensa e comovente história de amor. E os cenários, o figurino... Por duas horas vivemos intensamente no século XIX.

Terminei de ler o livro Clarice, de Ana Miranda. Fiquei impactada. Poesia pura, navegamos pela alma da Clarice como se num barco.
Começo Equador de Miguel Souza Tavares , filho da poeta Sophia de Mello Breyner. Já estou amando . Assim, logo no começo, me lembra Eça de Queiroz. Acaricio o livro e suspiro de felicidade.

5 comentários:

  1. Nossa... Isso é que eu chamo de uma VIDA PLENA e INTENSAMENTE POÉTICA. Bendita a hora em que descobri o seu BLOG para me encantar e, sobretudo aprender.
    Fico fascinada pelo número de livros que você lê. Eu também gosto muito de ler, mas não esses que você lê. No momento estou lendo O GRANDE AMIGO DE DEUS de TAYLOR CALDWELL, a mesma autora de MÉDICO DE HOMENS E DE ALMAS. Ela é uma escritora muito talentosa e descreve a vida dos judeus com tanta emoção que fica difícil não se apaixonar por ele.
    Roseana! Fico muito feliz por você estar enfrentando com tanta delicadeza um problema tão sério em sua vida, e por incrível que pareça você nos dá força para enfrentarmos os nossos.
    Você é um exemplo para seus leitores.
    Eu penso que a dificuldade de tudo é quando a gente perde a capacidade sonhar. Quando paramos de sonhar, a gente morre e morre junto tudo aquilo de bom que a gente tem.
    Graças a Deus não é o seu caso.
    Fique em paz e, escreva sempre, nem que seja apenas uma linha no seu BLOG.
    Beijinhos,
    Angela Quintieri

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Roseana!
    É sempre tão bom passar por aqui.
    Gostei demais dessee texto: despertou minha emoção e com dinamismo e graça contou um "tiquinho" de cada coisa e me deixou querendo mais.
    Abraços,
    Cida.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Roseana, desde 11 de junho que não vinha aqui no blog... aí que percebi como os dias estão voando e quanta vida há em cada dia!!

    Li as postagens do dia 11/06 até hoje, me faz bem... ainda não sei bem porque, mas faz!

    Beijos, você é especial!
    Lourdes

    ResponderExcluir
  4. Roseana: não sei como não vi..rs..mas meu comentário saiu com o nome da minha nora alessandra..aiaiaiai...Acaricio e cheiro o livro novo de cada semana....beijos amigos!

    ResponderExcluir