domingo, 28 de novembro de 2010

VOLTEI

Voltei. Foi um grande mergulho em um lugar que é um não mundo. Fiquei 9 dias numa casinha dentro da mata em Visconde de Mauá, sem telefone, internet, televisão. Para tomar banho todos os dias acendia o fogão de lenha . Tucanos, guaxos, sabiás, maritacas, milhares de pássaros teciam uma rede invisível de música . Li muito, pensei muito. Dormir sozinha dentro da mata, abraçada pela escuridão e silêncio é maravilhoso.
Uma vez , na casa do meu filho André, o Babel Restaurante , vi o noticiário: o Rio despedaçado, as Coréias quase em guerra.
A minha casinha é tão escondida que não se vê de nenhum lugar do sítio.
André e Dani fizeram uma festa a fantasia no Babel dia 25 à noite: nunca presenciei nada mais onírico. Muitos amigos da minha juventude em Mauá estavam na festa, fiquei tão emocionada, era como uma viagem no tempo. Todos se fantasiaram da maneira mais linda. Eu me vestí de preto e André comprou para mim um chapéu dourado de bruxa que parecia um chapéu de fada. Assim, fiquei uma fada-bruxa.

Dia 2 de dezembro uma escola em Duque de Caxias inaugura uma Sala de Leitura com meu nome. Eu deveria ir, mas estou com medo. Como se chegou tão longe? Como, ao longo de anos, os governos deixaram que tudo isso acontecesse? Estamos diante de uma oportunidade única para virar o jogo. Vamos torcer. Não se pode viver numa cidade sitiada como se estivessemos na Idade Média.
Guga, meu filho, me conta: na sala de aula do seu sobrinho Pablo, na espanha, leram um poema meu, pois estou numa antologia espanhola. Pablo, de dez anos, disse: é minha tia-avó, todos riram, ninguém acreditou.

Acabo de ler a notícia de que no dia 1 de dezembro a partir das 18hs a Universidade Federal de Rio das Ostras, sob a coordenação da Professora Sonia Maciel promoverá um Sarau e Concurso Literário em homenagem ao nosso amado amigo Latuf Isaias Mucci. Na ocasião será relançado seu belíssimo livro Águas de Saquarema. maiores informações no blog: http://www.cllim2010.blogspot.com

7 comentários:

  1. Roseana:Que bom que voltou...dez dias sem ler você aqui não foi fácil.Tenho uma irmã e família morando no RIO e estou boquiaberta com os acontecimentos.Uma divisão justa de rendas seria um bom começo pra essa cidade maravilhosa e tão desigual.Beijos felizes com sua volta!

    ResponderExcluir
  2. Maria Neuza, o mais difícil foi não poder estar junto dos meus leitores, fiquei viciada em vocês!!! Estou muito chocada com tudo o que está acontecendo. Beijos e saudades, quero você aqui de volta.

    ResponderExcluir
  3. Tia Rose, bem vinda de volta trazendo os ares de Visconde de Mauá, estamos mesmo precisando dessa energia. Quero te dizer que amei o seu livro "Vento Distante". É impressionante como você se supera a cada vez. Um conto mais instigante e surpreendente que o outro. Muito lindo mesmo. E que delicadeza você tem para transmitir os sentimentos mais profundos. Parabéns! Julia.

    ResponderExcluir
  4. Julia, que bom você ter gostado do meu livro!!!Fico muito muito feliz. estou com tanta saudade. Não quer vir com o Rodrigo até aqui? beijos, titia.

    ResponderExcluir
  5. Que bom que você voltou! Estava com saudades de suas palavras. Sobre o Rio... Realmente a situação está desesperadora e nós aqui de Cabo frio/Búzios também estamos sofrendo com tal situação. Voltando da faculdade na quinta feira (25), meu ônibus teve que parar, pois haviam colocado fogo em dois carros no meio da pista. Só consegui chegar em casa, pois o motorista arriscou passar perto dos carros. Espero que agora com essa "mobilização" das forças armadas a situação comece a ficar mais tranquila.

    Ah! Deve ter sido maravilhoso ser abraçada pela escuridão da mata! Você é fantástica! Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Vanessa, vamos apostar numa mudança verdadeira.Estou acreditando.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir