segunda-feira, 5 de novembro de 2012

LIÇÕES DA COLÔMBIA

Leio que a Colômbia tem muito mais bibliotecas escolares que o Brasil. Uma biblioteca não é uma Sala de Leitura, que é informal , com tapetes, almofadas, um clima descontraído e não está regida pelas regras da biblioteca. A frequencia a uma biblioteca desde cedo ensina exatamente isso: a usá-la , a saber buscar a informação. E a Colômbia faz um trabalho interessante na área de formação de leitores. Faz Rodas de Leitura com professores e pais. E estimula as mães a ler para os seus bebês. A leitura compartilhada , creio, é a melhor ferramenta para a formaçao de leitores. Ou a discussão de um livro em conjunto, como fazemos no nosso Clube de Leitura. Cada escola deveria ter um Clube de Leitura que juntasse professores de todas as disciplinas., Há um clichê horrível que perpetua a idéia de que leitura é com a professora ou o professor de português, como se a professora  ou professor de história ou de matemática, ao escolher as suas disciplinas, tivessem banido a leitura de suas vidas, que absurdo!!!
Pensei o Clube de Leitura  para professores e para minha surpresa temos gente de muitas áreas. E recebemos gente que nunca havia lido e que já se tornou leitor.
Uma escola que não é leitora está destinada ao fracasso. E com todas as dificuldades há que envolver a família.
Uma vez fiz uma experiência. Duas adolescentes passavam a semana aqui em casa. Dei a elas o livro O Menino do Pijama Listrado de John Boyne e pedi a elas que antes de dormir, cada noite, uma lesse um capítulo em voz alta . No final da semana elas já tinham acabado de ler o livro e amaram e ficaram muito curiosas com o tema da Segunda Guerra. Cada livro se multiplica em mil temas e vai aguçando a curiosidade do jovem leitor.
No meu livro Território de Sonhos, ed. Rocco, criei cada conto com um personagem leitor. Em um dos contos uma menina está esperando a visita de um menino por quem já está apaixonada, tecendo mil fantasias e ao mesmo tempo está lendo o Diário da Anne Frank. O leitor do conto que não leu o Diário pode ter o desejo de buscá-lo . Quando escrevi o livro, nunca tive este retorno, pensei em jogar esta isca. Uma citação pode ser o canto da sereia.

2 comentários:

  1. Caramba Roseana, mas é isso que eu gostaria de levar para a escola próxima a minha casa. Já conversei com a Diretora, mas eu gostaria de trabalhar com as mães com o objetivo que você colocou no seu BLOG: incentivar os filhos a lerem.
    Mas eu sou muito tímida e as coisas acabaram se estagnando. Preciso de mais incentivo. Escreva por favor, mais coisas a esse respeito.
    Eu fico sonhando, mas preciso pisar no chão.
    Obrigada,
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Angela, os sonhos se constroem com ar e tijolos. Basta começar.

    ResponderExcluir