segunda-feira, 14 de julho de 2014

FINAL DA COPA-FIM DA FESTA

A Alemanha nos deixa uma linda lição: o trabalho contínuo ao longo do tempo feito com alegria. Quando levava meu filho Guga para as aulas de violão com a Celia Vaz na sua infância, na parede da sala da Celinha havia um cartaz com uma frase do Stravinsky que dizia mais ou menos assim: O talento é o exercício de um dom. A Alemanha investiu pesado na formação dos seus atletas e é isso que há que fazer com todos os esportes. Teremos as olimpíadas e vamos ver quantas medalhas de ouro o Brasil vai conseguir. Atletas no Brasil sofrem por falta de apoio. Esporte, arte e leitura salvam vidas. Meninos deixariam de entrar no tráfico por ter a vida vazia, só isso já bastaria para que o governo, como fazem na Alemanha, investisse de verdade nas escolas, numa educação que fosse bem além da sala de aula.
Eu tento formar leitores principalmente conversando com os professores. Um professor leitor irá pensar a sua aula com mais criatividade e alegria. Mas o trabalho com leitura tem que ser diário e contínuo. Acumulativo. As festas são a explosão de alegria do que foi feito ao longo do tempo.
Amanhã vou gravar para a TV Futura uma roda de leitura na E.M Gustavo Campos aqui em Saquarema. Confesso que estou um pouco assustada, pois não conheço as crianças e vamos fazer uma roda com poesia e seja o que Deus quiser. Tomara que eles façam bonito.Será tudo sem nenhum ensaio prévio, nem mesmo tive um encontro antes com eles. Haja frio na barriga!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário