quinta-feira, 27 de agosto de 2015

CÃES, GATOS, LIVROS E MÁQUINA DE COSTURA

Hoje a mais linda viagem aconteceu por acaso na minha vida .
Adelaide, do nosso Clube de Leitura, me contou uma história extraordinária, que o dono da livraria de Araruama, cidade vizinha, lhe contou: as crianças da E.M.Joaquina de Oliveira Rangel, escola rural em Águas de Juturnaíba, foram até a livraria com um saco de moedas para comprar meus livros. Antes foram encomendados pois a livraria não os tinha. As crianças, as mães, professores, fabricaram e venderam sacolés para conseguir o dinheiro. Fiquei tão comovida que contei a história no face e disse que gostaria de ir até lá para conhecer as crianças. A Professora Vanessa me respondeu e combinamos a minha ida para hoje, o dia da Festa Literária na escola.
A Escola pediu e a Secretaria de Educação de Araruama mandou um carro me buscar, muito delicadamente. A Secretária de Educação foi comigo e a sua equipe nos acompanhou.
Pois bem, é longe. Depois de São Vicente, que é uma graça, a estrada é de terra. A região é de fazendas de laranja que foram abandonadas. Aqui e ali um gado, casas de roça, simples. Em muitos lugares nem há luz.
De repente a lagoa de água doce que abastece toda a região dos lagos, lindíssima, a lagoa de Juturnaíba. Às suas margens há uma pequena mata.
Da escola se vê a lagoa. A escola fica no alto. Uma casa antiga, grande, gostosa. Casa de roça. O terreno é ondulado, enorme, com belas árvores.
Cheguei e as crianças estavam sentadas no terreno me esperando. Instalações poéticas por todo o terreno. Já falarei de cada uma.
Fizemos muitas brincadeiras com meus livros, amaram! Foi muito bom , prazeroso, divertido. As crianças maravilhosas , cada sorriso mais bonito que o outro. Então apresentaram um coral. Era assim: Um aluno ou uma aluna liam um poema do livro Poço dos Desejos e o coral cantava alguma música que se entrelaçava com o poema. Uma aluna fez um solo.
Fui conhecer cada instalação debaixo de uma árvore.
Meus livros Colo de Avó e Rios da Alegria estavam pendurados numa castanheira. Havia uma linda casa de papelão que era a casa da avó e um barco de papelão para atravessar o rio.
Em cada árvore um varal de poemas.
O Manual da Delicadeza pendurado num flamboyant e sua instalação era um alfabeto em madeira ou papelão, não sei, mas cada letra gerava uma palavra sobre algum valor essencial: honestidade, solidariedade, etc...Os Classificados Poéticos também no flamboyant.
Poemas e Comidinhas debaixo de um coqueiro. Sobre uma mesinha uma geladeira e um forno de mentirinha. E pendurado na árvore umas fotos dos alunos na cozinha fazendo a salada de frutas. Também num coqueiro o livro Casas.
Uma Gata no Coração pendurada num Pau-Brasil.
E numa Acácia, trabalhos de releituras das crianças..
Um carrinho de pipoca, que foi encontrado abandonado na estrada, foi reformado e transbordava de livros!
O refeitório é uma delícia. No caminho para o refeitório encontrei três cachorros dormindo e perguntei se eram da escola. Não são da escola. São dos alunos! Acompanham seus donos e ficam ali dormindo até a hora de ir embora.
A escola também tem uma gatinha que deu cria, a Joaquina. Todos cuidam dela.
Tem uma horta um pouco distante.
E o mais surpreendente: a escola tem uma MÁQUINA DE COSTURA!!!
A Diretora Elsimar ama costurar, então faz para as crianças, ali na escola mesmo, as roupas das festas!
Vi um vestido trabalhado com tramas naturais, fibras, sementes da região.
A escola tem horário integral. Não vi nenhum portão no terreno. Acho que entram cavalos. E as crianças não fogem. Ninguém precisa tomar conta delas!
Para o almoço fizeram uma Salada Arco-Íris do livro Poemas e Comidinhas! Quanto carinho das cozinheiras, merendeiras e das professoras Vanessa, Joana, Taylane, Simone, Claudia, Thais, Cássio, Eliana... O Professor que nos conduziu também é apaixonado pela roça e a gente na ida e na volta ia se maravilhando com as casinhas simples e lindas.Seu nome é Ubiratan. E a Miriam, Secretária de Educação, tão simples e verdadeira na sua paixão pelas escolas. Voltei, mas dentro de mim a viagem ainda não acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário