sexta-feira, 26 de maio de 2017

CASTELLO, VENEZA

Saimos pelas ruas do Castello, atrás de S.Marco.
A ideia era clara: olhar, apenas isso. Os palácios, as praças, entrar em algumas Igrejas.
E lá pelo pelas 13h ir para Fondamenta Nove comer na Tratoria Storica .
 Antes de entrar em Castello, primeiro  visitamos a livraria Acqua Alta, recomendada por Delmino Gritti. Já a conhecíamos, mas não pelo nome. Linda, de livros antigos.
O bairro Castello é maravilhoso. Vi duas exposições que fazem parte da Bienal. Uma de Andorra, uma instalação de peças de cerâmica chamada murmúrios, da artista Eve Ariza, e outra da Polônia.
Pareciam conchas, são bowls, recipientes quase tão antigos quanto o homem.
Assim como não gosto que um poema venha com bula, detesto as explicações penduradas na obra. Por que cada um não pode ser livre para sentir o que quiser?
A instalação me fez ouvir um som inexistente e me provocou uma sensação muito agradável.
Já o artista polonês Ryszard Winiarski, com seu vídeo, não me disse nada.
Paramos num café para descansar e na frente, do outro lado do canal, numa casa, havia um baixo relevo estranho, um homem com um instrumento musical. Que instrumento seria? De que época? Será que o dono da casa era músico?
Decidimos ir para Fondamente Nove sem voltar para trás. E nos perdemos de uma maneira espetacular. Íamos nos enredando cada vez mais mais e não nos encontrávamos no mapa e cada pessoa ensinava de um jeito.
De repente entramos no bairro, depois de rodar por mais de uma hora. Mas entramos de um jeito diferente, por outro lugar e era impossível encontrar o nosso pequeno restaurante onde se come maravilhosamente por um preço incrível.
Então quando eu já estava disposta a desistir, pronto, demos de cara com a trattoria.
Onde se come dois pratos fantásticos aqui em Veneza por 13 euros, comida de verdade, para italianos e não para turistas? Um achado.
E hoje era nosso dia! Nos perdemos na volta também.

Um comentário:

  1. Acho fantástico cada vez que vcs se perdem, eu penso que o caminho errado é uma maneira de levá-los a descobrir lgo ainda não conehcido. Feliz passeio!

    ResponderExcluir