sexta-feira, 24 de setembro de 2010

ALBAISIN

Hoje minha sobrinha Maria José veio me buscar às 11hs e fomos para o bairro Albaisin, que era um bairro da gente que nao pertencia à corte na época em que os árabes viviam na Andaluzia. Paramos no Mirador que há no alto do Albaisin, com o conjunto de Alhambra e toda Granada em frente É uma vista realmente impactante e justifica o refrao: " quien no ha visto Granada no ha visto nada". Comemos num bar muito turístico, mas tinhamos Alhambra na nossa frente. Mas nao comemos tao mal assim: pedimos como entrada uma salada de" pimientos rojos" e depois um atum fresco. A salada estava uma maravilha, o atum meio sem gosto. Depois do almoço fomos descendo a pé pelas ruas que nos pareciam mais belas, ao acaso. Passamos por uma ruela que se chamava Callejón del Beso e na frente de uma casa havia uma placa de cerâmica maravilhosa explicando que aquela rua , no século XVIII se chamava Calle del Conde de Cabra, que foi um conde que depois da Conquista da Andaluzia se apropriou desta parte do Albaicin. Na casa vivia um casal com uma filha belíssima amada por todos. Um dia encontraram a menina desacordada e a deram por morta. Na hora do enterro, a mae para se despedir da filha lhe deu um beijo e a criança acordou, porque nao estava morta. Entao a rua mudou de nome.
Outras ruas possuem nomes muito bonitos: Calle de las Arremangadas, que eram as lavadeiras com as mangas arregaçadas, Calle de los Huertos... Há casas mínimas e palácios imensos que aqui chamam "Carmen" (nao sei porque) . Descemos até o bairro do Realejo que é outra preciosidade e entramos numa casa árabe de chá. Tomei um chá do Marrocos que veio doce demais para o meu gosto e comemos um doce de amêndoas e mel totalmente indescritível, deve ser o doce que servem no chá das cinco do paraíso.

2 comentários:

  1. Roseana: viajei..viajei e só agora soube que o prof. Latuf virou poeira dourada,entranhada naqueles que o amam.Não o conheci mas o amo também, através das pessoas que o conheceram,como você.Estou,agora, lendo seus relatos de viagem,bem devagar.Beijos degustadores.

    ResponderExcluir
  2. Maria Neuza, eu já sentia a tua falta... Sim, meu melhor amigo foi embora.

    ResponderExcluir