segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A ARTE DE SER LEVE

Acabo de ler um livro delicioso: A arte de ser leve, da jornalista Leila Ferreira. Ela vai nos contando através de mil historinhas reais como a falta de educação e delicadeza permeia as relações em nossa sociedade . Ela viajou e entrevistou pessoas em todo o mundo, pessoas que se interessam de alguma maneira pelo tema. Ela fala do desconforto que nossa sociedade provoca ao estimular a competição desenfreada, o consumo voraz, ao estimular o individualismo cego, que não nos deixa ver e ouvir o outro. Ela fala das pessoas que mudaram de vida, que escolheram viver com menos, que saíram de empregos que as sufocavam para buscar a felicidade. Ela fala de felicidade, alegria, bom-humor. Fala de amizades verdadeiras. Fala de como a tecnologia que existe para nos ajudar e libertar, nos torna escravos e nos deixa sem tempo, esgotados. Ela fala do perigo que é a gente estar conectado 24 horas por dia. Não percam, é um belíssimo presente de natal. E aproveitem o livro para refletir sobre o natal. Que festa é essa que para comemorar o nascimento do homem mais simples (e sofisticado) do mundo inventou que temos que consumir todo o nosso salário em presentes absurdos? Que tal a gente dar de presente livros, um poema, uma canção, um entardecer, uma palavra mágica?

Aceitei ir a Duque de Caxias. Como poderia perder uma homenagem assim? Uma Sala de Leitura com meu nome! Além disso encontrarei os amigos do Clube de Leitura. Então não vale ficar com medo, dia 2 estarei lá na E.M Pedro Paulo da Silva e depois conto para vocês. Serão entregues 300 livros (Todas as Cores Dentro do Branco) que foram doados pela Ed. Nova Fronteira, pois o livro saiu da editora.

Foi alterada a data para o Sarau de Poesia em Rio das Ostras em homenagem ao Latuf. Será no dia 09/12 às 18hs.

15 comentários:

  1. Olá Roseana. Estamos em sintonia! Acabei de atualizar meu blog e fui ler as atualizações de meus amigos, meu tema?! Viver, escrever e fazer poesia eu falava jutamente da leveza. Fiquei feliz quando li o tema da sua postagem, que também trata da leveza, da simplicidade... Sem dúvida alguma A arte de ser leve será o próximo livro de minha cabeceira. Bom dia! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Que legal, Vanes!!! Sincronicidade existe. beijos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Roseana; olha que coincidência..as últimas postagens que coloquei no meu blog foram comentários sobre o lima jornalista mineira sensível e super-competente.Boa visita e boa homenagem em Duque de Caxias.Beijos encalorados.

    ResponderExcluir
  5. Errata: sobre o livro dessa jornalista mineira...

    ResponderExcluir
  6. Você não imagina o clima de festa da escola!!!

    Beijos!!!

    Lourdes
    E.M. Pedro Paulo da Silva

    ResponderExcluir
  7. Professora Estefânia - E.M. Pedro Paulo da Silva:

    "Sou professora da Pedro Paulo da Silva. Estamos aguardando sua ilustre visita. As crianças estão eufóricas. Até."

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá Roseana!!!!
    Sou a Professora Andréa Dutra, dinamizadora da Sala de Leitura da E. M. Pedro Paulo da Silva...
    Estamos em contagem regressiva...
    Um grande abraço e até breve!!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá!!!
    Sou a professora Daniele da E.M.Pedro Paulo da Silva.
    Estamos ansiosos com a sua visita na quinta-feira.
    A turma do pré tem muitas perguntas para fazer...
    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Brincar com as palavras e depois acomodá-las ali no papel, com a função de participar dos sonhos de alguém, que as sonhou com o olhar bem acordado!
    Viu? rs
    Em nossa escola a poesia está no ar e se chama Roseana!
    Um abraço.
    Sou a professora Fátima do segundo e do terceiro ano.E.M.Pedro Paulo da Silva

    ResponderExcluir