domingo, 7 de novembro de 2010

CLUBE DE LEITURA DA CASA AMARELA

Ontem éramos 14 pessoas . Nos apertamos em volta da mesa da varanda e coubemos todos. Quando criei o Clube pensei nos professores de Saquarema, mas ontem eram minoria. Vieram de Duque de Caxias, Teresópolis, Rio. Discutimos o livro a Distância entre Nós de Thrity Umrigar: toda a tristeza, o sofrimento e a beleza da trama. A grandeza, a força de Bhima, que conduz a história. Muitos acharam o livro pesado demais, desesperado demais. Outros se identificaram com algumas situações, alguns personagens. Uns sentiram ternura, outros, raiva, até ódio. Felipe, Secretário de Leitura de Duque de Caxias disse que nunca mais queria ler um livro indiano na sua vida. Que nunca havia lido um livro tão pesado. Evelyn , minha irmã, falou de nossa babá Eunice, que entregou o próprio filho para outra pessoa criar para nos criar. Assim como Bhima entregou a sua vida a uma família estranha. Discutimos preconceitos, comparamos India e Brasil, acho que foi muito positivo.
Ganhei muitos presentes: Andréia trouxe uma compota de pera, tão linda que dá pena comer. O vidro foi decorado pelo grupo e veio numa linda sacola de pano. Angela, leitora do blog, fez um livro artesanal desenhado por ela, com toda a minha viagem pela Espanha, que ela retirou daqui do blog. Emocionante.
Os depoimentos eram belos: Higor nos contou a sua ternura por Bhima, a personagem do livro que era empregada doméstica, pois sua mãe também era empregada doméstica. Thais nos contou que sua mãe havia falecido uma semana atrás e que durante a doença da mãe o livro a ajudou muito.
Delma fazia anos e fiz um bolo-surpresa para ela, mas a minha surpresa é que ela trouxe um bolo! todo azul, feito pelo namorado. Tivemos dois bolos e ela teve que apagar muitas velas.
Agradeço a todos a presença. Nosso próximo livro : As Travessuras da menina Má, Vargas LLosa e nosso encontro será no dia 5 de fevereiro.

17 comentários:

  1. Olá Roseana, como posso fazer para participar desse clube de leitura? Gosto muito de discussões assim... Acho interessante e muito produtivo! Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Sou de Búzios! Sou uma dos integrantes do grupo de universitário que fez a entrevista com você.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Foi muito gratificante participar do Clube de Leitura da Casa Amarela e conhecer a Roseana, a Evelyn, o Juan e todos os outros participantes. É sempre bom reunir-se com amantes da leitura para trocar experiências e impressões sobre obras literárias. No próximo encontro, certamente estarei presente ainda mais apaixonado pelo Clube de Leitura da Casa Amarela.
    PS: Roseana, só uma retificação: não é Gil, é Higor.

    Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  5. Amiga querida,
    Que pena não poder estar em mais este evento...
    Espero estar no próximo.
    Estou me cuidando e aguardando resultados de exames.
    Beijos.
    Saudade.
    Robledo

    ResponderExcluir
  6. Estou apaixonada pelo Clube de Leitura da Casa Amarela só de ouvir o tão entusiasmado Higor, meu amigo, elogiar. Vou com certeza acompanhá-lo no próximo encontro.
    Parabéns por esse evento tão charmoso, simples e apaixonante.
    Rosana Rodrigues

    ResponderExcluir
  7. Roseana:Adoro a literatura indiana e já li todos os livros dessa autora ,publicados no Brasil: alguns pesados,outros doces,como a vida,não é? Fico feliz em saber que tudo foi tão bom e tão perfeito.Torço sempre aqui por vc e essa iniciativa maravilhosa....beijos amigos.

    ResponderExcluir
  8. Ah! foi tudo muito gostoso. O encontro esteve envolvido num clima animado, bem humorado, estimulante e, sobretudo desafiador. Acho também que teve um toque divino. Um momento me marcou profundamente pela importância do significado.
    Quando pensamos na simbologia do PÃO E DO VINHO oferecidos no almoço, pensamos também que DEUS esteve presente. Quanta sensibilidade percepção e orientação espiritual teve a família que nos recebeu. Tudo foi finamente escolhido e pensado nos mínimos detalhes para quando saíssemos, levássemos,também um pouquinho do afeto de cada um.
    Um dia eu li que os maiores ensinamentos de Jesus foram através de suas viagens a pé e ao redor de uma mesa.
    Nesse dia, não só alimentamos a nossa mente, mas com certeza o nosso espírito, também.
    Quanto à discussão do livro o que me deixou primeiramente surpresa foi poder ver dois homens jovens falando de forma tão sensível e ao mesmo tempo tão forte a respeito deles mesmos se vendo nos personagens do livro. É muito difícil e essa é a razão da minha admiração, escutar um homem se colocando assim.
    Foi muito importante, também a participação do Sr Juan (o terceiro homem) nos falando sobre a Índia que ele conheceu tão perto, nos passando fatos que muitos de nós desconhecia.
    Pois bem, foi um livro que suscitou todo o tipo de sentimento. Na verdade, todos temos dentro de nós um pouquinho de cada personagem, cujo grau de força será maior ou menor dependendo da situação vivenciada, bem como da nossa visão da realidade.
    Se o livro mexeu com a gente, e mexeu muito, podemos ter certeza que ele teve o seu objetivo maior: valeu muito a pena todos os nossos sentimentos desencontrados, ou... ENCONTRADOS..
    Até o dia 05 de fevereiro, se DEUS quiser, e ele há de querer.
    Obrigada, Roseana pela idéia e intenção super positiva desses encontros.
    Nada acontece realmente por acaso. A sua missão é muito especial.

    ResponderExcluir
  9. Vanessa, pode vir. Ainda tenho umas poucas vagas. mas é obrigatória a leitura do livro indicado.
    Higor, desculpa. Fiquei com Gil na cabeça. Teus depoimentos foram belíssimos e agradeço por eles.
    Angela, obrigada pelo livro e pelo maravilhoso depoimento!
    Amo todos vocês. Roseana

    ResponderExcluir
  10. Robledo, leia As Travessuras da Menina Má, no próximo encontro com certeza você estará aqui.

    ResponderExcluir
  11. Roseana

    Que momento mágico!!! Momento que não era o mesmo que estava acontecendo no planeta Terra! Era o tempo único, literário, poético, da história da Bhima, da Sera, da Dinaz, do Feroz, da Roseana, da Ângela, do Juan, da Evelyn, de mim, de cada um de nós, do nosso mundo interno, com nossas lembranças, sentimentos, bagagens... histórias de vida. E, nesse tempo, todos nós nos encontramos, expondo, ampliando, rindo, chorando, degustando, comendo, bebendo, trocando, se unindo...



    Como viver sem leitura, sem a Casa Amarela, sem o seu projeto Roseana: Alimento para a alma, a mente e o corpo?

    Agradecida do fundo do meu coração, com muito carinho e aguardando, ansiosos, pelo 5/2/2011.
    Thais
    P.S.: O Custódio, meu marido, já iniciou a leitura do livro: As Travessuras da menina Má, Vargas LLosa

    ResponderExcluir
  12. É maravilhoso ter homens no grupo, Thais querida, vai ser ótimo.Obrigada pelo belo depoimento.

    ResponderExcluir
  13. Roseana. Já adquiri o livro Travessuras da menina má, de Mário Vargas Llosa, título a ser comentado no encontro de fevereiro de 2011. Estou feliz pela possibilidade de conhecê-la pessoalmente e encontrar com pessoas afeiçoadas à literatura, eu que sou aprendiz. Ainda hoje uma conhecida de há pouco deu-me essa dica dos seus encontros para professores. Fiquei radiante, como tudo cospira para nos aproximar daquiloe e daqueles que podem nutrir nossa humanidade. Muito agradecido!
    Abraços
    Ângelo

    ResponderExcluir
  14. Desculpe os erros de digitação. em tempo:
    conspira; daquilo.

    ResponderExcluir