segunda-feira, 15 de novembro de 2010

IPÊS AMARELOS

Esquecí de contar na minha crônica de ontem que Joinville é salpicada de ipês amarelos e estão todos floridos. É uma festa amarela. E também não contei que há um concurso de jardins para as escolas e este ano a E.M.Herman Muller está entre as 3 vencedoras. E também que vi os lírios mais lindos do mundo e que seu nome científico é hemerocallis, palavra difícil que as crianças pronunciam com a maior facilidade. Silvane, a diretora da E.M Hermann Muller me contou que alguém que cultiva as flores estava criando uma flor nova e que daria meu nome, já que adorou os poemas do livro Jardins plantados no jardim da escola. Gostaria que a Silvane me mantivesse informada, já que não imagino nada melhor no mundo do que virar flor.

Ontem vi um programa na Globonews sobre a questão da educação no Brasil. Realmente é uma tragédia, pois há uma carência total de professores de física, química e matemática no ensino médio. A saída, para mim, é tornar o salário atraente e fortalecer o ensino básico , já que uma criança que sai lendo e escrevendo mal, quando chega ao ensino médio não estará apta a aprender. Eles citaram uma cifra terrível, não sei se é verdade, a gente sempre desconfia das cifras: 74% dos alunos que saem do ensino fundamental não entendem o que estão lendo. O que será desta criança no ensino médio? No programa se dizia que não falta trabalho para profissionais especializados no Brasil, mas faltam os profissionais. Adquire muito mais valor então , uma experiência como a da escola Herman Muller, pois as crianças saem da sexta-série (a escola só vai até a sexta) lendo perfeitamente, escrevendo perfeitamente, entendendo tudo e com imensas aptidões para a vida.

2 comentários:

  1. Olá! Meu nome é Gleyson e sou professor de língua portuguesa e litaratura em Rio Branco, no Acre. Estou entrando entrando em contato para comunicar a respeito de uma exposição literária que nós da escola Leôncio de Carvalho realizaremos em dezembro com nossos alunos. A mostra inclui vários autores locais, da literatura nacional (inclusive você), assim como clássicos da literatura universal (http://www.ac24horas.com/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=13745:projeto-leva-literatura-acreana-para-escola&catid=35:manchete&Itemid=133). Seus escritos tem ajudado a despertar em nossos alunos o gosto pela palavra. Somos grandes admiradores do seu talento.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha Gleyson você me dar notícias do Acre!!! Fico emocionada em saber que meus poemas chegam tão longe. Obrigada por me contar. Um grande abraço, Roseana

    ResponderExcluir