terça-feira, 16 de novembro de 2010

REDE, CAOS CRIATIVO, TOMATES E MEMÓRIA

Hoje abro o blog e encontro um comentário de um professor do Acre. Penso que exatamente neste minuto bilhões de pessoas estão conectadas ao mesmo tempo numa rede tão imensa que dá até uma certa vertigem. Nunca tantos seres humanos se comunicaram de lugares tão diversos em tempo real. E idéias circulam pela rede. Leio uma entrevista com um escritor americano, Steven Johnson, onde ele constesta a tese de que grandes idéias brotam do nada. Diz o autor que grandes idéias nascem do caos. Ele pede que as famílias estimulem seus filhos a cultivarem hobbies e atividades paralelas ao estudo e que todos levem um caderninho para anotar suas idéias. Às vezes uma idéia não faz sentido hoje, mas pode fazer dentro de algum tempo. E que boas idéias devem ser copiadas e que todas as pessoas, empresas, escolas, deveriam dedicar pelo menos 20% do seu tempo para a criação. E que a criação em equipe é muito estimulante e que quanto maior a diversidade entre as pessoas mais interessantes são as idéias. E finalmente que o caos é criativo.

Ainda sobre a E.M.Hermann Muller: na entrada da escola há dois bancos antigos, que eram as carteiras usadas no passado. Silvane, a diretora, as recuperou e colocou ali para os pais se sentarem. Assim, ele liga o passado ao futuro e muitos pais que quando crianças estudaram na escola, se lembram das carteiras e se emocionam.

Recebo um convite de cidade de Paty do Alferes para conversar com os professores. Assim como Joinville possui a festa das flores, Paty possui a festa do tomate. Estou entusiasmada, pois adoro tomate. Todos os dias de manhã ralo um tomate no lado grosso do ralador. Na minha mão fica apenas a casca, é facílimo. Acrescento azeite e uma pitada de sal. É para untar o pão. É uma receita espanhola. Assim, se pode retirar a manteiga do cardápio no café da manhã. É muito mais saudável. E delicioso.

2 comentários:

  1. Oi Roseana, tô aqui, sou eu, Luciana, fazendo contato!!!

    Pois é, nada como a internet para a gente poder colocar a prosa e poesia em dia, mesmo sem se conhecer ao vivo.

    Adoro seus livros!! Leio suas histórias antes mesmo de ser mãe e agora, releio com os meus pequenos. Estava atrás do "Manual da Delicadeza" e, pimba! Descobri seu blog. Legal! Também descobri, com tristeza, que esse livro está esgotado. Snif! Não tem jeito?

    Roseana, meu sonho de consumo e de vida é ser escritora. Se você tiver um tempinho e quiser dar um pulo no meu blog: lulupisces.blogspot.com, vou ficar imensamente feliz com a sua crítica. Será que levo jeito?

    Um abração e siga escrevendo, encantando e blogando!

    Lulu.

    ResponderExcluir
  2. Lulu, telefonei para a ed. FTD agora e ela vai dar uma olhada para ver o que está acontecendo com o livro Manual da Delicadeza. Eles dizem que não está esgotado, mas diante do teu comentário vão verificar de verdade.
    Também gostaria que existisse teletransporte. Muito melhor que um airbus.Muito legal o teu blog. beijos, Roseana

    ResponderExcluir