terça-feira, 24 de janeiro de 2012

JABUTÍS

Tenho quatro jabutís no jardim. Nasceram aqui. A história começa com uma jabutí chamada Belinha que veio para cá de um apartamento no Leblon. Depois ganhamos um macho, o Céu, daqui mesmo. Então compramos um pequeno sítio no interior de Saquarema e nos mudaríamos para lá porque a minha necessidade de mato é insaciável. Marcamos a mudança e coisas inesperadas aconteceram. Desistimos de nos mudar pelo isolamento do sítio. Mas já havíamos dado o casal de jabutís, no sítio não havia muros e como eles são andarilhos iriam embora.
Algum tempo depois achamos alguns ovos enterrados no jardim. E nasceram seis filhotes do tamanho de uma unha. Perdemos dois. Agora os jabutís estão enormes Sou apaixonada por todos. Aqui é um habitat perfeito para eles. Todos os dias de manhã eles dão a volta no jardim. São como guardiães. As gatas gostam deles, ficam olhando. Então escreví um texto que sairá pela ed. Lê. Conto um pedacinho:

"Quatro jabutis
guardam o jardim,
leste oeste
norte sul,
como se guarda
papéis de seda
numa caixa azul:
com delicadeza.
.............................."

2 comentários:

  1. Eu só tenho um na estante... :-) Essas moradias de sonho, a gente muda, muda.. já estou pensando no assunto novamente.. não queria mudar, acumular talvez.. e a cobra não tem a ver, a idade sim.. Sei lá o que futuro me reserva! Seria legal jabutis:-))))

    ResponderExcluir
  2. Os jabutis são andarilhos, não podem estar num sítio, eles caminham até o fim do mundo! Aqui em Saquarema o jardim é todo murado. Ninguém sabe, Angela, o que o futuro reserva! Carpe Diem!

    ResponderExcluir