sábado, 1 de fevereiro de 2014

CAFÉ COM PÃO E TEXTO

Hoje o Instituto Paulo Montenegro e a Ong Ação Educativa , no jornal O GLOBO, nos dizem que 38% dos estudantes universitários são analfabetos funcionais, são pessoas que não compreendem um texto.São alunos que já passaram pelo Ensino Fundamental e Segundo Grau. Isso quer dizer falta de leitura, falta de literatura. As Rodas de Leitura teriam que ser obrigatórias em todas as escolas. A escola teria que formar seres pensantes. O pensamento também é um hábito. Questionar, olhar as coisas sob vários pontos de vista, saber ler o que não foi dito explicitamente, buscar nas entrelinhas, isso faz parte da formação de um leitor. E também a paixão pelas palavras, a paixão pela maneira com que um texto fala.

Por isso estou tão feliz com o meu recomeço: dia 13 próximo receberei em minha casa 40 jovens para um "Café com Pão e Texto". Vou ler um conto do meu livro Pequenos Contos de Leves Assombros que está à venda na Amazon, é meu primeiro livro apenas digital. Como as jovens fazem parte do coral Escola que Canta, do Maestro Moisés, são alunas de três escolas de Saquarema, no final, antes do café com pão, o coral vai cantar, ou depois do café, não sei, vai depender da fome.

Aguardo a próxima escola que se aventure para o mês de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário