sexta-feira, 11 de março de 2016

CARAVANA

Faz muito tempo fiz um livro com Roger Mello que se chama Desertos. Foi publicado pela Objetiva, mas está esgotado. Em algum momento, não sei quando, sonho em publicar outra vez este livro tão belo.
Roger havia feito uma viagem ao Marrocos e levou um caderno para desenhar na viagem. Ele me mostrou o caderno e num gesto de extrema confiança deixou o caderno original em minhas mãos. Fiz um poema para cada desenho.
Eu não conheço o deserto, mas quando criança lia na escola as histórias da Bíblia, onde o deserto é paisagem  assídua. Também as Mil e Uma Noites com suas caravanas. Busquei dentro de mim o eco dessas lembranças ao olhar os desenhos do Roger e os poemas foram chegando.
Esse livro faz um contraponto com o livro Jardins tão colorido e exuberante e acho que os dois deveriam estar sempre juntos. Há um silêncio maravilhoso no livro. O que eu imagino ser o silêncio do deserto.
O meu livro Poesia Essencial da Ed. Manati, abre com o deserto. Eu adoro esse poema:

CARAVANA

no meio do deserto
os homens arrumam
a noite
para que a caravana
pouse
o céu é de zuarte
e o silêncio anda
em círculos
feito lobo

alguns mastigam
sonhos
enquanto o sono
costura as pálpebras
com o fio do não tempo

essa é a pausa
entre um século
e outro
entre um delírio
e outro

em algum lugar
dorme um poço
com seus anjos
e demônios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário