terça-feira, 25 de agosto de 2009

HORÁRIO INTEGRAL

Leio hoje uma notícia maravilhosa: "Rio começa a ter ensino público integral" . Serão apenas 150 escolas em áreas de risco. Mas é um começo. Muitas crianças ficam sozinhas em casa quando não estão na escola. Muitas crianças ficam na rua. Imagino essas crianças na biblioteca ou fazendo aulas de dança, de música, teatro ou aprendendo uma lingua de maneira lúdica e eficaz. Nunca entendi por que as escolas não conseguem que os alunos saiam falando fluentemente uma lingua. Com a aptidão que as crianças possuem para aprender novas linguas!!!
Julia é filha de uma amiga. Minha amiga trabalha o dia inteiro. Julia não tinha com quem ficar. Com 11 anos almoçava sozinha e passava a tarde inteira sozinha em casa. Falei com a diretora da escola e pedi que Julia ficasse na escola. A diretora atendeu meu pedido. A vida de Julia não é mais solitária e triste. Sua mãe agora trabalha sem a angústia que sentia. Gostaria que meu pedido se estendesse a todas as escolas. Diz Merval Pereira que para cada ano de escolaridade acrescentado , o salário aumenta cerca de dez por cento, principalmente no ensino básico. Não existe melhor investimento do que a educação. Gente é o melhor investimento.

4 comentários:

  1. Gostei da iniciativa, mas devemos ter um certo cuidado. Como o próprio Darcy Ribeiro disse na época da construção dos CIEP's: "se uma escola ruim em horário regular prejudica os alunos, uma ruim em horário integral seria catastrófica." Agora é trabalhar!

    ResponderExcluir
  2. "Fale, e eu esquecerei; Ensine-me, e eu poderei lembrar; Envolva-me, e eu aprenderei."( Benjamin Franklin )

    " Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos."( Pitágoras )

    Acreditar no ser humano, acreditar na educação... isso é o que move o professor!!!

    Roseana, estava afastada do seu site, mas hoje, me perdi em horas e passei por aqui só pra deixar meu carinho.
    Um beijo grande, Lourdes (E M Pedro Paulo da Silva)

    enviei um email - aguardo seu contato

    ResponderExcluir
  3. Grande alegria, Lourdes, obrigada por ser minha leitora

    ResponderExcluir
  4. Sugiro a leitura de meu texto referente a este assunto:

    http://diariodoprofessor.com/2009/08/28/quando-os-fatos-servem-para-mentir-o-caso-do-horario-integral-no-rio-de-janeiro/

    ResponderExcluir