terça-feira, 18 de agosto de 2009

NOVA CIVILIZAÇÃO




Estou terminando de ler um livro muito interessante : "El pianista en el burdel" de Juan Luis Cebrián, o fundador do jornal El País. Fala sobre os primórdios do jornalismo e vai caminhando até desembocar em nossa nova civilização, nosso novo mundo virtual. E fiquei muito emocionada quando ele diz que nossas memórias, das pessoas da minha geração (tenho 58 anos) estão ancoradas no mundo analógico. Por isso temos tantas dificuldades em nos mover no universo digital. Claro que faço tudo o que posso para entender. Mas pensar que os jornais em papel tendem ao desaparecimento, os livros dentro de muito pouco tempo serão lidos em outros suportes, que o cheiro maravilhoso do papel, o toque , o tato, tudo isso muito em breve ficará para trás, é difícil de aceitar. E a realidade virtual é uma realidade, o que prova que as realidades são múltiplas e as fronteiras entre elas tão finas...Se penso que foi apenas em 1998 que passei a usar a internet, a me comunicar por correio eletrônico! É muito pouco tempo para um salto tão grande. Tenho um site, um blog, recebo notícias de muitos lugares do mundo. A rede cria redes de solidariedade e nunca se leu e escreveu tanto. Mas tento, com todas as forças, preservar um pouco do meu mundo antigo. Não deixo que a internet me devore. Prefiro ler livros do que ler na tela do computador. Prefiro ler um livro de ensaio como o do Juan Luis Cebrián do que apenas me alimentar com textos da internet. E ainda prefiro ter amigos de verdade com cor, voz e cheiro do que uma rede com quinhentos amigos virtuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário