sábado, 5 de setembro de 2009

FEIJOADA



Ontem, dia 4 de setembro, vivi uma das experiências mais impactantes da minha vida: recebemos em nossa casa um ônibus da prefeitura de Duque de Caxias com 38 crianças e alguns adultos para uma feijoada. Eram alunos da Escola Municipal Pedro Paulo da Silva, de Santa Cruz da Serra. Nós nos conhecemos no Salão do Livro e na ocasião eu os convidei. Sob a batuta da diretora Lourdes, a orquestra para o acontecimento começou a afinar seus instrumentos. Foram muitas cartas e telefonemas até que o ônibus parou na frente da minha casa. Na hora em que o ônibus parou e as crianças começaram a gritar de felicidade, o sol apareceu. Antes o tempo estava feio e encoberto, prometendo chuva.Eu, como sempre ,pedindo um milagre. A varanda já estava arrumada, toalha de renda na mesa, flores apanhadas no jardim e o fogão de lenha estalando de felicidade . O feijão já estava no fogo desde cedo. Eles se perderam dentro de Saquarema e ficaram dando voltas e mais voltas, não encontravam o mar!!! Chegaram às 11:15hs. Correram todos para o jardim e como são de uma zona rural, identificaram todas as árvores, até a árvore de romãs. Depois nos sentamos na varanda e lemos juntos vários poemas. Eles me trouxeram 3 presentes muito especiais: uma camiseta assinada por todos, um quadro imenso com a assinatura e a foto de todos e um caderno com poemas e agradecimentos. Fizemos várias brincadeiras com meus poemas. Li um livro que fiz com a ed. DCL, "O que cabe no bolso?" e depois eu perguntei: se vocês pudessem guardar um desejo no bolso, qual seria? Todos queriam guardar amor ou poderes para salvar o mundo.
As professoras (Andréia Berg, Ivone, Regiane e Nilce, supervisora da escola) eram de uma delicadeza, exerciam seu carinho nos dando uma grande lição de como se pode ao mesmo tempo dar amor e limite sem nunca elevar a voz.
Então foi servida a feijoada. Fizeram uma fila em frente ao fogão de lenha, cada um com seu pratinho e iam se sentando no chão... Comeram sem deixar cair um grão de arroz. Nunca vi crianças mais doces e educadas. Elogiaram e aplaudiram a Vanda, autora do almoço.
Depois do almoço fomos ao mar. O mar estava muito forte, era impossível entrar. Grande parte das crianças nunca havia visto o mar! Foi um espetáculo impressionante. Pareciam aqueles passarinhos na beira do mar que correm quando a onda vem. As ondas eram imensas e vinham buscá-los na areia. Eles corriam para lá e para cá gritando de alegria. Catavam conchas e tatuís. Na volta Samuel , nosso caseiro, lavou os pés de cada um no jardim e chegou a hora da despedida. Choramos todos de emoção. Que grande presente poder dar assim um dia lindo para essas crianças.

14 comentários:

  1. Minha querida... acabei de ler seu "poema Feijoada", sem condições de escrever qualquer comentário. Você é iluminada... quando a emoção acalmar, escrevo...
    nossa!!!! acabamos de nos falar agora por telefone... sem palavras, mais tarde eu volto.

    Um beijo enorme pra você, Juan, Vanda e Samuel
    Lourdes (E M Pedro Paulo da Silva)

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ligar pra minha Equipe (Ivone e Regiane - Orientadoras), ímpossível ler pra elas e não chorar (3 choronas!!!)... você tem o dom de tocar a alma do ser humano...

    A alegria de nossas crianças é multiplicada em nossos corações... é isso que move nossa escola, amamos o q fazemos... ihhh... ainda não dá pra escrever...
    Lourdes (E M Pedro Paulo da Silva)

    ResponderExcluir
  3. Lindo demais......obrigada por nos proporcionar um dia tão maravilhoso.....ficará marcado não só na vida das crianças, mas na alma de todos nós....um abraço...em todos....

    Regiane (E.M.Pedro Paulo da Silva

    ResponderExcluir
  4. Meninas, voc~es renovam a fé que a gente tem num ser humano sempre melhor! Roseana

    ResponderExcluir
  5. Difícil descrever a senasação de quem lê... mas a sensação q eu tenho é q por alguns momentos me transportei para essa grande aventura, me sentindo na fila da feijoada e correndo das ondas do mar...
    Parabéns a todos vcs q tornaram isso possível e especialmente por me levar com vcs através de tudo aquilo q eu li agora...Obrigado em nome das crianças q eu nem conheço pois sou uma mera espectadora q passando por aqui tive o prazer de ler e obrigado por fazer o meu domingo mais feliz depois de ter lido tudo isso...
    Grande bjo pra vcs e fiquem na paz sempre...

    ResponderExcluir
  6. Roseana, foram tantas emoções... Um prazer que só você para poder traduzir com suas lindas palavras, o que foi este dia para todos nós. E para as crianças então... inesquecível!!!
    Com carinho, um abraço para todos...
    Ivone
    ( E.M. Pedro Paulo da Silva)

    ResponderExcluir
  7. Oi Roseana ! Sou filha da professora Lourdes. Vi todas as fotos, a filmagem, ouvi um monte de histórias de como foi ontem o encontro com você. Realmente, imagino que só quem estava presente poderia sentir a emoção de participar de um dia tão incrível e inesquecível como o de ontem. Quero dar às professoras meus parabéns pela brilhante idéia e efetivação da mesma, e à você, Roseana, pelo magnífico convite e disposição em proporcionar a todos eles esta enorme alegria.
    Beijos, Débora.

    ResponderExcluir
  8. Oi querida!!Crianças são pecinhas coloridas do quebra-cabeças de nossas vidas.Enchem de luz, cor e vida por onde passam.É muito triste que muitas não possam viver a vida que realmente merecem, afinal "delas é o reino dos céus".Que maravilha poder dar alegria a esses seres tão especiais.Fico feliz com sua felicidade.Bejos em seu coraçãopoesia.

    ResponderExcluir
  9. Agradeço os belos comentários. Obrigada! Roseana

    ResponderExcluir
  10. Roseana,
    Trabalho na SME de Duque de Caxias e só tenho a agradecer pela oportunidade que você nos deu em ampliar o universo leitor de nossas crianças, fazendo com que se interessem cada vez mais pelo mundo mágico da leitura e escrita. São de pessoas como você que precisamos no mundo, pessoas capazes de perceber no simples olhar e gesto das criança a pureza e a vontade de descobrir o mundo. Mais uma vez agradeço pelas nossas crianças. Bia (NIIE/EEIJ)

    ResponderExcluir
  11. Bia, obrigada pelo carinho. nós amamos receber as crianças aqui em casa. Beijos, Roseana

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Ola, sou amigo da Lurdes, esse anjo que voce conheceu, assim como eu a conheci aqui na internet há 8 anos... foi em uma das minhas madrugadas de passeio buscando encontrar o sono, que afinal, até o dia de hj nao o encontro... mas encontrei Lurdes, pessoa singular, especial.
    Me passou seu endereço (do BLOG) e nao pude esperar pra ver, conferir ler rsrs...
    Enche mesmo a alma e os olhos de tanta ternura e eficiencia tal atitude transformada em "doar" - amor, esperança, satisfaçao, carinho e alem de tudo continuidade...
    Abraços, lindo gesto.

    Pastor Paulo Silvério - Lérida - Espanha

    http://teologos.blog.terra.com.br

    ResponderExcluir