sexta-feira, 11 de setembro de 2009

PRÊMIO COMUNIQUE-SE DE JORNALISMO 2009

Meu marido Juan Arias, correspondente do jornal El País da Espanha no Brasil desde 1999, está entre os três finalistas do Prêmio COMUNIQUE-SE 2009 de jornalismo na categoria correspondente estrangeiro. O prêmio é considerado o Oscar do jornalismo brasileiro. Soubemos no final da tarde de ontem. Eu havia passado o dia transcrevendo as fitas da entrevista com a Marina Silva e o Juan ia traduzindo para o espanhol. Tarefa árdua e maravilhosa, pois, com os fones no ouvido, a Marina falava para mim! Suas idéias são claras.
Ficamos radiantes com a notícia , estar entre os três finalistas já é um prêmio. Os votos são dados por jornalistas e agora torcemos pelo resultado. Juan é de uma dedicação completa, trabalha todos os dias o dia inteiro depois da sua caminhada pela manhã. Ávido por notícias, pelo mundo , pela vida, Juan é a memória viva do jornalismo da Espanha desde o tempo do franquismo quando escrevia no jornal Pueblo, o único que conseguia insinuar algumas críticas nas entrelinhas. Juan nunca teve medo nem se deixou ameaçar. Sempre crítico do poder, sempre limpo, além de amá-lo eu o admiro como uma das melhores pessoas que já conheci. Juan foi padre mas quando conheceu o Vaticano por dentro saiu da igreja. Mas sua vocação foi sempre estar do lado dos desfavorecidos. Juan ama a natureza e todos os bichinhos, é mãe das nossas gatas. Juan é um otimista incorrigível, ( quem conhece seu livro os 50 motivos para amar o nosso tempo, ed. Fontanar/objetiva pode entender o que estou falando) sempre acha que tudo vai dar certo e nos rimos muito, porque como boa judia, eu sempre acho que tudo vai dar errado. O destino me deu Juan de presente. Agradeço.

2 comentários: