domingo, 13 de setembro de 2009

FLORESTA DE LIVROS

Não pude ir até a Bienal este ano, mas tive dois livros selecionados para a Floresta de Livros: Arabescos no Vento, ed. Prumo e Poemas de Céu, ed. Paulinas. Fiquei radiante, achei a idéia da floresta maravilhosa. O tempo todo há que pensar em estratégias para pescar o leitor e melhor começar com o pequeno leitor para que ele cresça lendo.
Finalmente tive o insight completo de como gostaria de criar um Clube de Leitura para os professores e pretendo começar em março . Tenho o nome: Clube de leitura da Casa Amarela. Espero que a Secretaria de Educação daqui de Saquarema me ajude como sempre. Pretendo fazer uma vez por mes um almoço para discutirmos um livro que todos terão lido. A senha para participar do almoço é ter lido o livro inteiro. O primeiro vou indicar e para os próximos chegaremos juntos a um acordo. Será num sábado. Transformar o professor não leitor em leitor é a tarefa primordial. Já tenho a indicação para a primeira leitura: O LEITOR de Bernhard Schlink, um livro maravilhoso que deu origem a um filme também maravilhoso. São muitos os temas que o livro aborda, temas eternos e também históricos, datados. O autor é um dos mais importantes escritores alemães da atualidade. O Clube estará aberto para amigos , para todos. A presença terá que ser confirmada com antecedência por questões estratégicas, pratos, talheres, quantidades, etc. É engraçado como uma idéia vai tomando corpo dentro da gente mesmo quando não estamos mais pensando no assunto.

Já fiz a mala para Granada, Espanha. Vou levar apenas uma bagagem de mão, uma pequena mala de aeromoça e uma mochila pequena também. É incrível como sempre carregamos o dobro do que precisamos, pois na minha mala coube tudo , mas se tivesse uma mala grande eu a encheria. Ser minimalista em tempos de desperdício é quase meditação. Já recebi 3 fotos do meu neto Luis mas não faço idéia do que vou sentir quando nos olharmos pela primeira vez.

6 comentários:

  1. Olá Roseana, parabéns por esse momento tão lindo que você está vivendo.
    Atualmente estou trabalhando em um projeto de leitura na Escola Municipal Piauí localizada no bairro de Guadalupe. Escolhemos você e a sua poesia para promovermos o grande encontro, qual seja: o encontro das pessoas com as palavras, pois este encontro significa encontrar-se e descobrir o outro. Quero ainda registar o meu entusiasmo e encantamento nas leituras realizadas,em que encontrei na simplicidade de belas palavras: alegria, emoção, comunhão e diversão.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. oi, Roseana... nossa que idéia legal do Clube da leitura da Casa Amarela!!! Se for por inscrições... e ordem de chegada, já cheguei!!! rsrs

    Quando minha filha era pequena aqui no prédio havia o Clube de Leitura, onde cada criança tinha que levar um livro pequeno pra ler e depois comentar com os colegas e mais outro para a troca, era sempre uma vez por semana, com certeza esse foi o grande empurrão pra Débora gostar tanto de ler e devorar livros e mais livros...

    Amanhã estaremos na Bienal, eu, os alunos de Santa Cruz da Serra, os alunos de Vigário Geral e minhas filhotas...

    Lindos momentos aguardam por você, esse primeiro encontro com seu netinho, com certeza será inesquecível... Felicidades!
    Beijos
    Lourdes (E M Pedro Paulo da Silva)

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, meninas, pelo carinho. milhões de beijos. E claro que serão benvindas ao Clube de leitura da Casa Amarela! Roseana

    ResponderExcluir
  5. Querida Roseana,já registrei em minha agenda para 2010: março - 1ª participação no "Clube de Leitura da Casa Amarela". Amei a ideia! Estarei lá. Ótima estada em Granada, luz para Luis e, volte logo. Beijos carinhosos, Roseléa.

    ResponderExcluir
  6. Roseléa, vá comrando o livro O Leitor! Na livraria de bacaxá tem. E vai passando a idéia adiante . Já tenho o menu do nosso almoçp: arroz negro, frango com molho de açafrao e salada verde com gorgonzola . Vinho chileno. Seremos 25 pessoas. Quem chegar primeiro. eijos e volto dia 4. Roseana

    ResponderExcluir