terça-feira, 15 de setembro de 2009

GRANADA

Tenho uma longa história de amor com a Espanha desde que ouvi o Concerto de Aranjuez com o Mile Davis na minha juventude e quase virei pedra de tanta emoção. Depois , em 1994, fui a Sevilha receber meu diploma da Lista de Honra do I.B.B.Y. A Andaluzia me impactou muito por ser tão árabe. No Brasil não temos contato com a cultura árabe. Durante a noite fui despertada por uma saeta , aqueles cânticos maravilhosos que ouvi no disco do Miles Davis.
Em 1997 voltei a Madrid e fui com o Juan até Lanzarote, nas Ilhas Canárias, entrevistar José Saramago. Fiquei apaixonada por Madrid, completamente. Em 98 morei em Madrid por seis meses com o Juan, enquanto esperávamos sua vinda definitiva para o Brasil. Então fomos a Granada. Granada é maravilhosa, com a Alhambra e seus bairros árabes.
Agora volto pela quarta vez até a cidade que é um pouco minha, pois aí nasceu meu neto Luis em 30 de agosto. Meu filho mora no caminho que vai para a Serra Nevada, depois do seu prédio começa a montanha , a estradinha de terra serpenteando com a vista da Serra cheia de neve eterna. Guga e Patrícia buscaram um lugar assim para morar, algo que de alguma maneira lembrasse Visconde de Mauá, onde a família tem um sítio. Granada tem histórias maravilhosas, tantas histórias de amor. De Jaén, ao lado de Granada, saiu meu escritor espanhol favorito : Antonio Muñoz Molina, com seu esplêndido livro SEFARAD. E perto de Granada, as Alpujaras, montanha onde os últimos árabes se esconderam quando tiveram que entregar Granada com a reconquista espanhola. Quero ir outra vez até essa montanha mágica, com suas casinhas brancas incrustadas nas encostas.
Continuarei escrevendo no blog desde Granada. Até breve.

2 comentários:

  1. Roseana,adoro suas poesias,são de uma leveza maravilhosa.Só agora estou conhecendo seu blog,vou vir sempre aqui para acompanhar essa maravilhosa escritora que é você.

    ResponderExcluir
  2. Aloizia, estou em Granada e irei contando aqui no blog mnhas leituras e aventuras. Beijos. Roseana

    ResponderExcluir