quinta-feira, 24 de setembro de 2009

LAS ALPUJARAS

Ontem minha sobrinha Maria José, seu marido Rogélio e os filhos Pablo e Marta vieram até aqui para me buscar. Fomos passar o dia nas Alpujaras, linda montanha onde se penduram povoados brancos. Saímos da estrada principal e começamos a serpentear rumo ao nosso destino.Passamos por Lanjaron, depois Órgiva, Pampaneira, paramos em Bubion para tomar uma cerveja com tapas (cortesia da casa: peixe frito e azeitonas do lugar), entramos numa lojinha onde o pequeno Pablo se apaixonou por uma almofada do Tibete. ¨É para a minha casa secreta¨, ele disse, e comprei a almofada para o Pablo sem ter idéia de onde fica a sua casa secreta. Mas a sua felicidade era contagiante. Finamente Capileira , a cidadezinha mais bonita do mundo, minúscula, toda branca, com suas ruas empedradas, num sobe e desce que faz um buraco no tempo: aí viveram os godos, os romanos, os árabes e cristaos. Diz a lenda que aí se escondeu Boabdil, o último rei árabe de Granada antes de fugir para o norte da Africa. Os telhados das casinhas, de terra, com suas lindas chaminés , parecem desenhados. As lojinhas expoem tapetes belíssimos e sobre algumas casas um cartaz que me faz sonhar: vende-se lenha e azeite. Sempre que encontro uma cidade assim quero viver aí por uns dias. É muito fácil e barato alugar uma casinha nas Alpujaras. Da outra vez em que estive aqui quase alugamos uma, mas anunciavam uma tempestade de neve e a estrada pode ficar interrompida, tivemos medo. Almoçamos um prato bem espanhol e alpujareño: papas a lo pobre. Batatas meio fritas e meio cozidas no azeite, comida dos deuses. Pode-se acrescentar o que estiver por perto, presunto,choriço, ovo, etc. Assim, em épocas duras, de guerra e fome, a batata salvava a vida de muita gente.
Hoje estou em casa. Luis, meu neto, cresce a cada minuto.Estou terminando de ler o delicioso livro Entre Limones de Cris Stewart e foi incrível passar dentro dos lugares que ele cita no livro. É como andar dentro do livro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário