quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A VIDA NO PARAÍSO

Estou em Teresópolis onde vive e trabalha minha irmã Evelyn Kligerman, ceramista e escultora. Agora , em seu atelier, está preparando um Mural Coletivo para o Colégio Estadual Campos Salles. Ela foi até a escola e os alunos fizeram 27 placas de barro previamente preparadas. Agora, dos 27 azulejos ela reproduzirá 600 a partir de moldes. O processo é lento, artesanal e muito trabalhoso. O resultado é belíssimo, pois ela trabalha com alta temperatura e os azulejos prontos e esmaltados emocionam. A escola inteira está envolvida e os pais sob a regência de um mestre de obras ajudarão a fixar os azulejos no muro da escola. A criação de um mural coletivo tece uma rede de afetos e alegria. Em dezembro o mural estará colocado e haverá uma grande festa de inauguração .

Ontem, eu , Evelyn e Manuela, de quem sou fada madrinha e que saiu de Saquarema e está vivendo aqui com minha irmã, vimos um filme sueco muito impactante: A VIDA NO PARAÍSO
do diretor Kay Pollak. Um maestro muito famoso abandona toda a sua vida de agenda lotada pelo mundo e volta para a sua cidade natal depois de um enfarte. Passa a reger o coral da Igreja e pouco a pouco transforma a vida de cada um e de toda a cidade . A partir do encontro com a arte as pessoas reavaliam suas histórias, encontram coragem para mudar . Ele faz com que cada um encontre a sua música interna. Essa é a função da arte.

7 comentários:

  1. olá profª!!
    A arte, e em particular a música, na verdade é uma forma de conhecimento muito rica. O problema é o grau de utilitarimos em que estamos mergulhados. Como normalmente a "autêntica natureza ama ocultar-se"frag.50(Heráclito) o utilitarismo dificulta ainda mais construirmos uma relação de forma a desvelarmos essa natureza.
    Abraços, celso Ramos
    http://baiontropifado.blospot.com
    aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
  2. Nossa escola está em festa... amanhã (dia 04/09) será um dia inesquecível na vida de nossos alunos. Obrigada por todo carinho.

    "Metade de mim é fada,
    a outra metade é bruxa.
    (...)
    Uma sonha dormindo,
    a outra sonha acordada."

    Mil beijos da Lourdes e toda E M Pedro Paulo da Silva
    Stª Cruz da Serra - Duque de Caxias

    ResponderExcluir
  3. Vi um ônibus da prefeitura de Duque de Caxias hoje na avenida Saquarema. Um monte de crianças na janelas jogando sorriso pra todo mundo que passava. Na hora eu pensei: Acho que a Roseana tem alguma coisa a ver com isso...

    ResponderExcluir
  4. E tinha mesmo, daniel. Vieram comer uma feijoada na minha casa.

    ResponderExcluir
  5. Olá Roseana, tudo bem?
    Sou professora em uma escola municipal de BH e no dia 12/12/2009, será realizada a Feira Literária da escola. Escolhi você para trabalhar com meus alunos, pois, eles adoram as suas receitas-poemas e eu também! Por favor se puder dar alguma contribuiçao do seu trabalho, alguma sugestão, ficarei imensamente agradecida e feliz! meu e-mail é raquel.farnese@gmail.com
    Valeu, um abraço

    ResponderExcluir
  6. Roseana: no ano passado,já tão passado,fiz um curso de autoconhecimento e um dos filmes que vimos foi A vida no paraíso,que muito me tocou.Meu filho caçula é músico e logo quis compartilhar com ele a emoçao que senti.Fizeram cópia do filme pra mim e não é que ele não passou no meu DVD? Como sabia que era sueco nem procurei nas locadoras.Leio aqui o nome do diretor e assim será mais fácil encontrá-lo e presentear meu filho,atualmente na França,fazendo mestrado.Estou caindo de sono,são quase 23 horas mas quero chegar a ler toda essa página.Depois vou enumerar "as coincidências" que estou descobrindo e te enviar.Beijos amigos e gratos da maria neusa

    ResponderExcluir