terça-feira, 22 de junho de 2010

RITUAL

Todos os dias de manhã, depois do café, vejo o meu neto Luis que vive em Granada pelo skype. Luis tem 9 meses e já ganhou um cavaquinho e um tecladinho. Puxa as cordas do cavaquinho e dança. Ele já sabe o horário em que nos falamos e fica ansioso na frente do computador. É uma maravilha poder acompanhar de tão longe o seu crescimento. A situação econômica da Espanha é péssima. Talvez minha nora seja despedida da empresa onde trabalha. Talvez eles abram uma lojinha de massas frescas, me diz o Guga. Acho que desistiram por enquanto de voltar para o Brasil. O Guga felizmente tem trabalho e a Espanha ainda oferece uma segurança muito grande nas áreas de educação e saúde. Eles pagam uma hipoteca de um apartamento que com a crise não é vendável. Milhares de pessoas na Espanha perderam seus apartamentos por não conseguir pagar a hipoteca. A era do ouro na Europa acabou e temos que tomar muito cuidado no Brasil onde o consumo anda tão em alta. É muito perigoso consumir inconsequentemente. A nossa sociedade nos convence de que temos imensas necessidades. Resistir a essa brutal sociedade de consumo é uma maneira de causar menos danos a nós mesmos. Na verdade precisamos de pouco. Só troco as coisas quando realmente acabam. Não temos carro. E a felicidade brota de dentro de nós como água limpa independente das nossas posses materiais. A Europa está pagando um preço muito alto por ter mergulhado num consumo sem medidas.

Estou orgulhosa: uma página do blog será reproduzida num livro didático da ed. Saraiva.

2 comentários:

  1. Você tem idéia de quando será reproduzida?
    Eu compro muito na Saraiva, e poderia dar de presente para algumas escolas amigas minhas.
    Bjs,
    Angela Quintieri

    ResponderExcluir
  2. Angela, não sei, mas é um livro didático de redação.

    ResponderExcluir