sábado, 5 de junho de 2010

FEZ E TANGER

Em 2002 Roger Mello trouxe o Marrocos até Saquarema num pequeno caderno de viagem onde desenhara cada passo. Fiz um poema para cada desenho e o livro Desertos saiu pela ed. Objetiva e foi finalista do Prêmio Jabuti. Nunca estive no Marrocos e pude fazer os poemas porque conhecia o deserto e as ruelas do oriente desde a infância através da Bíblia, nas aulas de história judaica e das 1001 noites.
Agora, quando for a Espanha em setembro, já que estarei na Andaluzia, decidi ir ao Marrocos. Quero ir de barco. Vou a Tanger e Fez. Construo minha viagem.

Tenho meus rituais cedo de manhã. Abrir a casa e olhar o mar, já que quase vivemos dentro de um barco: o mar ocupa toda a casa. Hoje o mar está escuro e pesado. Chove e faz frio. Um surfista solitário está lá dentro como um peixe.

Abro ao acaso o Livro do Desassossego do Fernando Pessoa, já que é assim que deve ser lido:

" Não sei o que é o tempo. Não sei qual a verdadeira medida que ele tem, se tem alguma. A do relógio sei que é falsa: divide o tempo espacialmente, por fora. A das emoções sei também que é falsa: divide não o tempo, mas a sensação dele. A dos sonhos é errada; neles roçamos o tempo, uma vez prolongadamente, outra vez depressa, e o que vivemos é apressado ou lento conforme qualquer coisa do decorrer cuja natureza ignoro. " (Cia das Letras, página 321)

4 comentários:

  1. Roger Mell,cujas ilustrações eu adoro, e Fernando Pessoa,o poeta maior.Que maravilhoso presente pra aquecer essa manhã fria de junho aqui nas Gerais.Bom findi pra vc!Beijos leitores e amigos!

    ResponderExcluir
  2. Também faz frio por aqui, Maria Neuza. E o mar está lindo de ressaca.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, é tão bom ler o que você escreve todos os dias no seu BLOG. A gente faz uma viagem no tempo. É como se eu estivesse vendo tudo táo límpido através de uma escritora sonhadora, mas ao mesmo tempo tão consciente das emoções e da realidade.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Angela, fico muito feliz. Você nem imagina...

    ResponderExcluir