sexta-feira, 10 de agosto de 2012

CASA DE SABERES

Ontem de manhã, em Natal, fui até a Casa de Saberes E.E Hegésippo Reis. A escola é uma casinha muito fofa, a sala de leitura é super acolhedora, adorável, mas o que acontece lá dentro é que faz toda a diferença. Ao chegar me encontrei com crianças que são agentes de leitura. Eles possuem uma mala cheia de livros e uma vez por mês visitam uma família com um bule mágico para chá de chocolate e abrem a mala, contam histórias. A mala fica na casa da família até o próximo chá em outra casa.
Eles também levam uma caixa de livros para locais públicos do bairro, supermercados, farmácias, açougues e fazem performances, lendo alguns livros, o bairro então é chamado de Bairro Leitor.
Na Sala de Leitura acontecem muitas coisas :Concursos, Piqueniques Literários, Formação de Crianças, Jovens e Adultos Mediadores e Mediadoras de Leitura, etc. As salas de aula também são diferentes, são oficinas e as crianças vão trocando de sala: oficina de números, oficina de linguagem...
Em cada mês é trabalhado um valor, por exemplo, em agosto , este mês, estão trabalhando a solidariedade.
Como a escola só vai até a quinta série,  os ex alunos que quiserem podem trabalhar como voluntários na escola e encontrei alguns com o lindo avental de agentes de leitura.
Como a comunidade está inteiramente envolvida com a escola, todos amam a escola.
As crianças definem e desenvolvem junto com os professores temas de estudo e pesquisa.
Fiquei muito emocionada com a bela apresentação das crianças .Elas me entregaram uma carta onde me contam a leitura incrível que fizeram dos meus poemas e como meus poemas agiram neles.
Claudia, que foi quem me levou para Natal (ela passou sete meses na Escola da Ponte em Portugal ), me conta que Natal tem 180 Escolas Leitoras, cada uma com seus projetos de leitura.
QUE MARAVILHA!!!










7 comentários:

  1. Que lindo! Ficamos honrados com a sua presença em nossa escolinha e no 6º Seminário Potiguar Prazer em Ler. Volte sempre! Amamos a sua obra e agora também amamos você. Com afeto!

    ResponderExcluir
  2. Roseana: nós todos ficamos felizes em saber que existem escolas com esse nível de trabalho, escolas onde a poesia faz a sua morada... Escolas onde a literatura tem alma e passa emoção. Ficamos felizes com a sua passagem por aqui. Para mim, que já conhecia os seus poemas, foi uma grande alegria conhecê-la pessoalmente. Cresceu mais ainda a minha admiração e o meu carinho por você e pelo seu trabalho. Quanto à Claudia Santa Rosa, dispensa-se comentários: uma educadora/leitora que faz a diferença pelo seu grande amor aos livros, às escolas e aos leitores de todas as idades. Quanto a mim, fico feliz em poder tê-la agora como amiga... O nosso desejo é que você tenha disponibilidade para voltar a Natal. Abraços do José de Castro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Roseana,muito nos encanta sua alma de educadora e de poeta.Tão sensível e generosa em suas palavras de reconhecimento por sua passagem em nossa escola.Nossa gratidão pelo lindo momento proporcionado as nossas crianças e profissionais.Meu abraço de alegria por tê-la conhecido pessoalmente e efetivado ricas trocas literárias e afetivas. Continue brilhando como o sol!Maria Evania de Oliveira - Diretora.

      Excluir
  3. Caramba, segunda-feira vou visitar uma escola próxima à minha casa. Vou levar se você não se importar, esse projeto,para que pensemos juntas(eu e a Diretora minha amiga)e multipliquemos esse trabalho. Há alguns anos atrás, a nossa escola fez algo parecido, mas nem chegou pertinho desse nível de criatividade.
    Cada turma visitava um coleguinha da turma que o responsável quisesse nos receber. Ali passávamos uma manhã inteira lendo, contando história etc. No final do mês as mães ou pais que nos recebiam, se assim o desejassem passavam uma manhã na escola contando uma história sua, ou de um livro ou lendo um poema. Era uma festa para a escola, mas lendo o que você vivenciou, eu apenas faço uma reverência. Esta escola está de PARABÉNS!.
    Obrigada, por essas coisas que você vivencia e compartilha com a gente. Faz as nossa manhãs ou tardes uma festa divina.
    Bjs,
    Angela

    ResponderExcluir
  4. Querida Roseana... sua passagem pela escola foi um encanto só!!! as crianças comentam sua simpatia e disponibilidade... relatando a enoorme fila que se formou para receber seu autografo! muito motivador para incentivar as crianças lerem sempre!!!
    A você querida o nosso muito obrigada!!!
    claudyne lima

    ResponderExcluir
  5. A todos : eu é que preciso agradecer. São projetos assim que não nos deixam desistir. Foi maravilhoso estar com vocês, foi maravilhoso estar em Natal! Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  6. Angela, faz tempo que penso que você deve sim ajudar alguma escola com a sua enorme sensibilidade. Fico muito feliz.

    ResponderExcluir