quinta-feira, 16 de agosto de 2012

DUAS CARTAS

Hoje falo sobre duas cartas que recebí. A primeira, de uma professora de Itabira me pede ajuda para trabalhar com poesia com suas crianças. Ela tem nas mãos meu livro Fábrica de Poesia, ed. Scipionne e eu pedi que me mandasse o poema que quer trabalhar. Ela me enviou cinco poemas e escolhi o Moinho de Palavras que reproduzi acima. Sugeri o seguinte exercício:
As crianças teriam nas mãos revistas coloridas. Elas recortariam apenas palavras. Depois, num papel elas colariam as palavras escolhidas e ao lado de cada palavra tentariam fabricar outras partindo da palavra original. Pode ser um jogo, quem fabricar mais palavras ganha. 

A outra carta, também de Minas, da cidadezinha de Estiva, me pedia algumas palavras para seus alunos e um poema. Enviei a mensagem pedida e o poema e ela me mandou um agradecimento tão lindo que reproduzo aqui:


"Roseana estou muito emocionada não acredito que você me respondeu você é maravilhosa te adoramos ai Roseana quem sabe você consegue um espacinho em sua agenda e vem nos visitar vou estar te enviando algumas fotos de nosso festival de poesias nosso mural com sua fotos e poemas. Roseana gostaria muito de ter um livro de poemas seu autografado por você o que devo fazer para conseguir você é nossa inspiração e motivação e de muita alegria para nossos trabalhos e para essa geraçao de pequeninos maravilhosos que são nossas crianças te adoro muitooooooo! Roseana muito obrigada por ter me enviado seu poema essa mensage...m linda para meus alunos você é demais! Aguardo seu retorno qualquer coisa me de um endereço seu mandarei o livro que tenho de você para autografar ou você me manda e me manda um boleto com o valor do livro mas por favor não me deixe sem um livro seu sem ser autografado por você por favor atende o pedido de uma super fã sua! que Deus te aben çoe muito e que você tenha muita inspiraçao para continuar nos emocionando , alegrando com seus poemas maravilhosos e que você continue bem proxima de nós nos dando essa honra de estarmos proximas de uma pessoa iluminada e maravilhosa! Obrigada por tudo! Super abraços e muitos beijos de meus aluninhos les disseram que você é a melhor poetisa de todo o mundo eles estão apaixonados e entusiasmado por você mandar o poema para eles e mandar um recado muito lindo para eles! muitos beijos para você!"

3 comentários:

  1. Ah! Roseana eu fico me perguntando a razão de não ter entrado em contato com você quando eu ainda estava dirigindo a escola. A escola perdeu, mas infelizmente não quero mais chorar sobre o leite derramado. O que aconteceu, já aconteceu, mas estou tentando recuperar através de outras escolas, e... quem sabe você não será convidada a fazer uma palestra com esses alunos?
    Sonhar é tão bom...
    Bjs,
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Oi Roseana! Parabéns pelo trabalho! Enquanto o livro "Fábrica de Poesias" não chega em minhas mãos, vou usar as dicas que deu para a professora de Itabira, pois trabalho com uma turma de 1º ano (alfabetização) e na nossa porta está escrito "Fábrica de palavras" com inspiração no livro português "A grande fábrica de palavras" e em um jogo educativo online.
      Meus alunos adoram poesia! A escola é pública e (como quase toda escola pública) sofremos restrições de material e espaço. Mas com vontade e criatividade, podemos fazer um bom trabalho, não é mesmo?
      Você tem como escrever uma cartinha para meus alunos também? Adoraria mostrar para eles sua resposta e acredito que isso vai alimentar o gosto pela poesia.
      Simone, Santa Vitória do Palmar/RS
      svp.simone@gmail.com

      Excluir