sexta-feira, 21 de setembro de 2012

BIBLIOTECA DA FLORESTA E SAQUAREMA

Cheguei agora em Saquarema. Foi uma longa viagem, uma longa estadia em Rio Branco. Não pude escrever depois do primeiro dia, não tive tempo de ir até a Biblioteca Estadual usar o computador.
Estou exausta mas conto: entendi o Acre a partir da visita que fiz à Biblioteca da Floresta, a única Biblioteca temática do mundo.
É lindíssima e impressionante. Um mergulho profundo na alma e na história do Acre, seu povo, suas lutas, revoluções.
Há dez grupos de estudos interdisciplinares que se se reúnem na Biblioteca. Há cinema, vídeo, instalações maravilhosas, exposições. Há um grupo de filósofos que faz uma imersão na floresta para estudar o tempo e o espaço dos índios e raz este saber de volta para a biblioteca.. Há um espaço indígena no andar de cima, tão forte e emocionante que o visitante fica com falta de ar. Há documentos originais incríveis, por exemplo a carta escrita por Galvez declarando a independência do Acre. Na Biblioteca estão representados todos os povos que habitam o Acre. Há uma carta na entrada que diz isso:
" NOSSA CASA
Nós somos os povos da floresta. Somos pessoas, animais e árvores convivendo na maior biodiversidade do planeta.
Ainda procuramos nos descobrir e descobrir o mundo que nos acolhe e nos cerca.
Esta casa é nossa luz. Nosso espírito mora e trabalha dentro dela."

Há um painel belíssimo com os rostos do Acre: seringueiros, índios, descendentes de sírios , libaneses, nordestinos, etc, etc.

Há uma carta original do Chico Mendes para os habitantes de 2120, onde ele fala dos seus sonhos. E então a Biblioteca fez uma caixa fechada com 5.000 cartas de pessoas que falam dos seus sonhos. Esta caixa será aberta em 2120 . Não estaremos aqui para ouvir a leitura das cartas.

O trabalho em Rio Branco foi bonito, foi emocionante. Estou em casa e amanhã é o nosso encontro do Clube de Leitura da Casa Amarela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário