segunda-feira, 3 de setembro de 2012

POESIA ESSENCIAL

Meu livro Poesia Essencial é uma mistura de quatro livros. Quando morei em Madrid me propus escrever um livro que falasse das cidades e da casa, já que viajávamos muito e eu estava numa cidade estrangeira.  Ficou muito bonito. Eu já tinha o Paredes Vazadas, Pássaros do Absurdo, e Caravana, inédito, que ganhou um concurso nacional de poesia, com muito prestígio , mas sem publicação. Mostrei o original As Cidades e a Casa para a Bia-Hetzel  e Silvia Negreiros e elas quiseram ver outros trabalhos (para adultos) e quando leram tudo , decidiram fazer uma antologia dirigida pela Hebe Coimbra.
O livro, para nossa surpresa,  recebeu resenhas lindas , foi muito bem acolhido e foi conquistando leitores desde a sua publicação em 2002. No ano passado ele entrou num projeto, o Portal do Saber e vendeu quase 500.000  exemplares que foram distribuidos para os alunos do Ensino Médio. Ele começou com uma capa verde, mas agora tem uma belíssima e discretíssima capa azul. Seus poemas possuem muita força e continuam impulsionando o livro como um vento bom.

CÁLICE

nem ao menos sei
se soletras meu nome
com a água da chuva
se misturas meu nome
às sombras que habitam
vez por outra
o teu coração
se derramas meu nome
no cálice da noite
como um cavalo que amoroso
com suas patas possuísse
a terra

in Poesia Essencial, ed. Manati  

Nenhum comentário:

Postar um comentário