sábado, 8 de setembro de 2012

O EDIFÍCIO YACOBIÁN

Em nosso Clube de Leitura da Casa Amarela tento indicar livros que fiquem para sempre dentro do leitor. É assim que desde nosso último encontro quando indiquei A DAMA DO CACHORRINHO, do Tchekov vasculho meus labirintos e corredores caçando um livro sem saber seu nome.
Havia pensado em Toda a Vida pela Frente de Émile Ajar, pseudônimo do Romain Gary. Li o livro em francês na minha juventude e é um daqueles que eu levaria para uma ilha deserta. Sou completamente apaixonada por ele. Comprei agora num sebo, edição da Rocco e realmente a tradução é tão horrorosa que não tenho coragem de indicá-lo. Continuei caçando então, à espreita. E eis que hoje , como um relâmpago, estava pensando na situação horrível do Oriente Médio e um livro se iluminou dentro de mim e é o meu escolhido: O Edifício Yacobian de Alla Aswany. É um romance que amarra o leitor desde a primeira linha ao mesmo tempo em que nos dá uma visão panorâmica do Egito antes da Primavera Árabe. E é incrível que a decadência do edifício é a decadência da sociedade que acaba ruindo completamente, fato que o autor ainda desconhecia. Foi feito um filme a partir do livro. Espero que a tradução não me decepcione, pois o li em espanhol.
Hoje nossa casa recebe quatro estudantes que virão entrevistar meu marido, Juan Arias, vão filmá-lo.
E o sábado está lindo, fiz um pão que perfuma a casa de alecrim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário