segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

AMIGOS VIRTUAIS/AMIGOS REAIS

Recebi faz algum tempo, um vídeo que falava dos amigos verdadeiros e do tempo que perdemos com os amigos "virtuais", já que não podemos olhar nos seus olhos, ouvir a sua voz, etc, seria um tempo perdido quando poderíamos estar com os amigos reais.  Que às vezes temos dois mil amigos virtuais mas não temos amigos reais. Li também um artigo da Martha Medeiros sobre as redes em que falava que nas redes somos todos maravilhosos, fantásticos, cheios de compaixão e boa intenção, etc. Nas redes.
E fiquei pensando.
As redes sociais são algo novíssimo.
Quando eu era jovem nem havia internet. Não havia celular. Não havia nada virtual, havia literatura.
Amigos reais também podem ser virtuais. Tenho muitos amigos da minha vida real que estão na minha rede e nos comunicamos.
Amigos virtuais podem tornar-se amigos reais. Conheci várias pessoas da minha rede que foram ao meu encontro.
Amigos reais não excluem os amigos virtuais. Às vezes se interpenetram.
Amigos verdadeiros são raros. São preciosíssimos. São tesouros. Amigos verdadeiros são os que olham dentro da gente. Os que nos aceitam com nossas esquisitices e não querem nos mudar. Os que nos amam sempre. Mesmo que a gente pense diferente. Amigos verdadeiros seguram a nossa mão na beira do abismo. E não se assustam com a gente.
Amigos virtuais são nossos leitores. De muitas maneiras participam da nossa vida, dos nossos êxitos, dos nossos fracassos, também nos ajudam.
Mas é claro que mostramos sempre o nosso lado mais cheio de sol, nossas melhores virtudes nas redes sociais. E isso é bom. É um exercício, como a generosidade é um exercício, a compaixão.
Quem sabe mostrando muito mais as nossas qualidades, não as reforçamos?
Recebo presentes maravilhosos dos amigos virtuais. Fotografias, filmes, palavras de amor e incentivo. Tenho leitores apaixonados. Não saberia da sua existência se não participasse de uma rede social.
Aproveitemos os dois mundos. Para fazer circular nossas ideias e quem sabe ajudar a mudar o mundo.
 

Um comentário: