quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

SUGESTÃO

Para o encontro do nosso Clube de Leitura do dia 12, fiz uma seleção de contos de Natal. São todos maravilhosos e abordam variadas questões referentes ao Natal.
Sou judia e não tive Natal na minha infância. Meu pai tinha uma loja que expunha os brinquedos na calçada. Eu olhava todas aquelas maravilhas com um olho bem derramado, mas não adiantava nada. Não me lembro de ter ganho nenhum presente de Natal na infância. Mas eu vivi a Era do Rádio, um tempo antes da nossa violenta sociedade de consumo. Então era assim, o Natal não era uma festa nossa. Tínhamos as nossas festas. A festa da Páscoa judaica, por exemplo, me encantava porque era apaixonada pelo livro de perguntas com desenhos maravilhosos. Aquele livro e a história da libertação do jugo egípcio era uma saga incrível, eu adorava atravessar o deserto.
Só fui conhecer a história de Jesus muito mais tarde.
De qualquer maneira, o espírito consumista do Natal não me pertence e acho contraditório com a bela história de Jesus, que era pobre. Se é para dar presentes, em homenagem aos Três Reis Magos, que provavelmente nem existiram, que seja algo bem significativo e verdadeiro. Um livro,uma canção, um poema, uma fotografia, algo que emocione o outro. Hoje fiz um belo poema poema de Natal para enviar aos amigos. Publicarei semana que vem.
Mas dei a volta ao mundo para falar que tenho uma sugestão para o Natal.
Quando todos estiverem reunidos, que tal ler um dos contos dos que escolhemos para o Clube de Leitura, na mesa, antes da ceia? Como na Páscoa judaica, o  menino faz as perguntas : "Em que se diferencia esta noite de todas as outras noites?" para que a história seja contada. Certamente um dos contos encherá de beleza o coração dos ouvintes.
Lá vai a lista:
O PERU DE NATAL - Mário de Andrade
NATAL NA BARCA - Lygia Fagundes Telles
MISSA DO GALO - Machado de Assis
PRESEPE - Guimarães Rosa
CONTO DE NATAL - Charles Dickens
O PRESENTE DOS MAGOS - O.Henry
NATAL NA TERRA DAS NEVES - Jack London

Nenhum comentário:

Postar um comentário