terça-feira, 8 de dezembro de 2015

PAZ

A paz é o cotidiano miúdo que corre em nossas mãos. A panela no fogo, o peixeiro que abre as portas cedinho de manhã, a padaria com seu perfume de pão que se espraia pelas calçadas, no hospital a enfermeira que se prepara para um dia normal de trabalho, o garçom que serve o senhor solitário.
A paz é o cotidiano , é a vida, dia por dia, o casal que se beija na esquina, a mãe que amamenta. As dádivas da paz.
Ontem vi um documentário muito impressionante sobre o que aconteceu em Paris no dia 13. Mas a originalidade do documentário é imensa. Ele não nos mostra as cenas do massacre, mas sim o dia seguinte, e depois, o dia seguinte, até completar uma semana, com as pessoas comuns do bairro. Mostra o bairro inteiro, como as entranhas de um armarinho. E mostra os sentimentos que percorrem as ruas  O que aconteceu com as pessoas do bairro que sobreviveram, como reagiram. E como aos poucos a vida vai se rearrumando, porque a vida quer viver. O documentário se chama La France qui se relève.
Poucos dias antes havia visto um documentário terrível na Globonews sobre o Estado Islâmico, filmado por eles. São os filmes que produzem como material de propaganda , que circulam pelos desvãos da Rede e que foram recolhidos e montados numa sequência.
É apavorante, impressionante, terrível, nenhum adjetivo pode dar conta do que vi.
Não há cotidiano. Tudo é guerra, horror, desordem, avesso. Como disse Guimarães Rosa, é o diabo no meio da rua. Crianças são treinadas para matar. São filmadas matando. O outro não pode existir. Só eu posso existir, com as minhas verdades cheias de sangue, num jogo macabro de espelhos. É Narciso levado às suas últimas consequências.
No bairro onde houve o massacre em Paris, convivem várias religiões, gente de muitos lugares. Convivem em paz. Ou seja, muitas verdades circulam por ali. Muitas maneiras de lidar com a vida, com a sexualidade, com a espiritualidade. Tenho pavor das verdades absolutas. Aceitar o outro e suas crenças, sua maneira de existir, me faz mais rica de mim mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário