terça-feira, 27 de abril de 2010

ÁFRICA DO SUL/BRASIL

Por tudo o que tenho visto, ouvido e lido sobre a África do Sul, as semelhanças com o Brasil são imensas. Começando pela beleza, a África do Sul, como o Brasil é um dos países mais estonteantes do mundo. Não vivemos o apartheid como foi conhecido na África do Sul, mas vivemos, até um passado muito recente,um apartheid disfarçado: os negros pelo elevador de serviço, da cozinha para trás da casa. Sem a hostilidade aberta da África do Sul, mas cada um no seu lugar. Não vejo hoje ainda uma classe média negra florescente no Brasil, não vejo médicos negros no Hospital Samaritano no Rio, são poucos negros ocupando postos importantes na nossa sociedade. Como na África do Sul o Brasil tem um índice de criminalidade altíssimo e o que podemos falar das nossas prisões, onde não há nenhuma preocupação em reeducar as pessoas, nenhuma tentativa de inseri-las outra vez na sociedade? Como na África do Sul temos uma diversidade cultural impressionante e a dança e a música são naturais, são como o ar que cada um respira. Como no Brasil a África do Sul tem bolsões de miséria , oceanos de miséria, onde nem a polícia entra. E a corrupção do partido do governo é imensa. A África do Sul ainda tem que quebrar resistências para que negros e brancos possam conviver em harmonia, mas tem conseguido avanços. No Brasil brancos e negros convivem em harmonia mas as distâncias econômicas são muito grandes. A saída, como sempre é simples: educação e leitura em igualdade de condições para todos, tanto lá quanto aqui. E claro, moradias dignas, saneamento, saúde, etc. O Brasil não viveu o regime brutal do apartheid, estamos melhores. Mas falta muito, muito mesmo para a gente ter um país mais digno e lá, na África do Sul, falta muito para se chegar ao sonho do Nelson Mandela.

2 comentários:

  1. Junto um cenário político não-corrupto à educação e leitura. Infelizmente, para uma educação de qualidade, dependemos do poder público que, muitas vezes, não dá o devido valor ao crescimento intelectual da pupulação. Uma pena! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Claro, Eli, você tem toda a razão. A corrupção rouba o dinheiro que deveria estar sendo investido. Beijos e obrigada por ser minha leitora! Roseana

    ResponderExcluir