segunda-feira, 12 de abril de 2010

PERGUNTAS

Kira, nossa netinha que vive em Barcelona tem 4 anos e meio e entrou na era das perguntas. Agora ela quer saber como se faz um cavalo e como se faz um garfo. Kira, que virou livro, está no Catálogo de Bolonha.

Segunda-feira. Acho uma maravilha os nossos dias da semana tão diferentes das outras linguas. Não existe uma primeira feira , já entramos na segunda, mas temos cinco, não podemos nos queixar. As feiras são festas . Quando era criança o dia de feira era esperado ansiosamente. Eunice, nossa segunda mãe, me levava sempre. Ela conhecia todo mundo e de cada barraca conseguia algo para mim. O melhor era o quebra-queixo, um doce puxa-puxa que me levava até o céu. Estávamos na década de cinquenta e Eunice usava uns vestidos apertadíssimos rabos de peixe e fazia muito sucesso por onde passava. Eu a amava. Eunice tinha um filho que morava com uma senhora no alto de uma favela. Toda semana subíamos o morro e passávamos a tarde aí. A senhora tinha duas filhas muito bonitas da minha idade.Não havia tráfico de drogas e brincávamos livremente. A cidade da minha infância não existe mais. Cinquenta anos se passaram. As favelas, de lugares pacíficos viraram espaços dominados pelo medo. Mas as favelas em cinquenta anos não deveriam ter se transformado em lindos bairros populares? Com casas dignas, ruas arborizadas,praças, espaços de lazer...

4 comentários:

  1. Concordo! E fico pensando: Se em 50 anos mudou tanto, poderia começar a mudar agora e daqui a 50 anos termos de volta a paz?

    Ps.: Conheci a Kira, e sei ela gosta de perguntar muito! =)

    ResponderExcluir
  2. Roseana eu sou de Teresina-Piaui e sou do Colegio Sagrado Coraçao de Jesus,eu estou estudando sobre poetas,poetisas e poesias,e uma das pessoas que estudo e voce.Minha diretora Socorro Monteiro disse que voce viria ao Salip e ao meo colegio,voce vem mesmo?
    Beijos
    Isis Maria!

    ResponderExcluir
  3. Sim, Roseana! Sou a Malú, amiga da Andréia. Desculpe a demora em responder. Beijos!

    ResponderExcluir