quinta-feira, 17 de março de 2011

A FUGA DE FREUD E ADEUS, STALIN!

Li dois livros que se complementam, por acaso, um depois do outro, já que se passam na mesma época, em lugares diferentes. Os livros, na maioria das vezes, me chegam assim, como mágica. Messias, meu amigo, levou para Mauá , para me emprestar, A Fuga de Freud , de David Cohen, ed. Record , e é um livro que narra de uma maneira interessantíssima e fragmentada, os dois últimos anos da vida de Freud em Viena : seu cotidiano, suas amizades, sua casa, cachorro, seu câncer, etc. Pelo que nos conta David Cohen, totalmente baseado em documentos verdadeiros, Freud e sua família foram salvos por um nazista convicto, Anton Sauerwald. Também lemos abismados como os nazistas se apoderaram da psicanálise para aprimorar a "magnífica raça ariana".
O livro Adeus, Stalin! de Irene Popow me foi enviado por Isa, minha editora da Objetiva com o seu carinho de sempre. Embora Irene não seja escritora e às vezes acho que o relato se ressente disso (ela é psicanalista) , ela nos conta sua vida na Ucrânia sob as botas do ditador Stalin e os anos que sua família passou em Campos de Concentração para não judeus, campos de trabalho forçado, mas não de extermínio, até a sua vinda para o Brasil. O livro é riquíssimo em aventuras mirabolantes que nenhum romancista seria capaz de inventar (como a realidade tantas vezes supera a ficção!) e nos traz informações e lições de vida preciosas. Indico os dois.

2 comentários: