sexta-feira, 30 de setembro de 2011

LEITURA

Amanhã é o nosso encontro do Clube de Leitura da Casa Amarela. Discutiremos o livro Dois Irmãos do Miltom Hatoum e o Poema Sujo do Ferreira Gullar. Teremos gente nova no Clube, assim parece. Mariana, que vem de São Paulo! E Loló com uma amiga, médica que trabalha no Hospital Pedro Ernesto, na Unidade de Adolescentes.
Quando tive a idéia de fazer o Clube, pensei nos professores de Saquarema. Eles são minoria. Temos um advogado, um procurador, um bancário, uma contadora, professores da Secretaria de Educação de Duque de Caxias, um terapeuta alternativo e duas professoras de Saquarema. Claro que fico com pena, pois me chamam de todo o Brasil, ontem mesmo me chamaram para Vilhena, Rondônia, e abro minha casa aqui onde vivo e os professores não respondem ao meu convite. A casa continua aberta.
Quando estive esta semana em Petrópolis me perguntaram sobre o projeto Uma Onda de Leitura. O projeto anda bem, mas a Secretaria de Educação suspendeu os nossos Cafés Literários mensais. Eu oferecia um café na nossa varanda e recebia de 25 a 40 pessoas entre alunos e professores para uma Roda de Leitura. Entendo que a atividade supõe alguns problemas para a Secretaria: tirar os professores da sala de aula, vir até a minha casa. Mas é uma atividade extra curricular maravilhosa, é um passeio, há uma confraternização entre escolas diferentes. Talvez as pessoas precisem entender que a leitura de mundo, das ruas, também é leitura e retirar os alunos da escola para um passeio é muito frutífero.
Mas dia 19 de outubro faremos um lançamento de livros aqui em casa com queijos e vinhos, na varanda. A Secretaria de Educação vai passar os convites para as escolas e eu agradeço muito este gesto. Espero que os professores de Saquarema venham confraternizar com a gente.

2 comentários:

  1. Ah! vai ser, um belo dia. Estou ansiosa.
    Bjs,
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Roseana: estarei aí através dos dois livros que li e apreciei.Que bom que vc não desistiu das escolas municipais....continue convidando,um dia,quem sabe, todos entenderão que a leitura do mundo é importante,necessária e só nos amadurece.Beijos solidários.

    ResponderExcluir