terça-feira, 31 de maio de 2011

O MISTÉRIO DOS PEPINOS ESPANHÓIS

Já morreram 15 pessoas na Alemanha , ao que parecia, envenenadas por uma bactéria em pepinos espanhóis. Mas acontece que na Espanha ninguém foi contaminado. Agora a Alemanha reconhece, depois de ter suspendido as importaçoes dos pepinos, que talvez a contaminaçao tenha se dado na Alemanha. Como ? Nao sabemos. Mas talvez muitos agricultores tenham se arruinado.

E leio hoje no El País uma entrevista maravilhosa de um diplomata alemao que se naturalizou francês, sobrevivente de vários campos de concentraçao, judeu, ativista da Resistência. este jovem senhor de 93 anos,Stéphane Hessel, acaba de escrever um livro manifesto, como o "Eu acuso" do Zola, chamado "Indignai-vos!". Este pequeno livro está circulando na Espanha como uma labareda incendiando os coraçoes dos jovens espanhóis. Ele nos diz o que toda pessoa de bom senso sabe: que progresso nao significa ganhar dinheiro a qualquer custo, destruindo o planeta ou pisando em nossos semelhantes. Que precisamos acordar as palavras adormecidades como bondade e solidariedade. Que o outro tem que ser o nosso espelho e nao o nosso inimigo.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

GRIPE

Estou gripadíssima, mal consigo ficar em pé! Espero melhorar até domingo quando volto para o Brasil, pois logo em seguida vou para Sao Bento do Sul e Teresina. Mas claro que vou melhorar, tenho vários dias pela frente.
Ontem voltamos a Pinos Genil, um "pueblo" tao pequeno no caminho da Sierra Nevada que nem deve estar no mapa. Reservamos um restaurante bem popular na beira do rio e encomendamos um arroz caldoso, comida espanhola. Meu neto Luis comeu pela primeira vez desde que cheguei e ficamos todos radiantes. Ele está no final de uma catapora e havia perdido completamente a fome. Eu já voltei com febre e saí mesmo do ar. Agora conseguí levantar e fico pensando em como somos frágeis, basta uma gripe para nos derrubar.

sábado, 28 de maio de 2011

MORAYMA

Hoje, finalmente, fomos ao Albayzin. Em frente ao palácio de Alhambra ficava o bairro onde vivia a populaçao árabe. Este bairro é um dos lugares mais belos que já conhecí, com suas ruas empedradas, labirínticas e com nomes maravilhosos. Morayma, a mulher do último Rei de Granada, foi a mais infeliz das mulheres, pois logo depois de casar-se seu marido teve que entregar Granada. Conta-se que ela se refugiou numa casa e aí ficou escondida e esta casa hoje é um restaurante maravilhoso, o Mirador de Morayma, pois da casa ela podia olhar os palácios de Alhambra. Almoçamos no Mirador e depois fomos descendo a pé até chegar na Plaza Nueva. Do outro lado do Albayzin fica o Realejo, o antigo bairro judeu. Nunca é demais lembrar que houve uma época, antes dos Reis Católicos em que as três religioes conviviam pacificamente.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

LA MANO DE FÁTIMA

Ao vir para a Europa, comprei meu livro de aeroporto: O Palácio de Inverno de John Boyne, o mesmo autor do O Menino do Pijama Listrado, que achei inverossímil, mas nao desgostei completamente. Pensei que seria um bom livro para ler na viagem. Achei o livro horrível mas nao consegui largá-lo até a última página. E quando isso acontece, dá muita raiva!. Mas é um livro para nao ler, baseado na falsa lenda de que a filha do último tzar da Rússia escapou do massacre.
Agora comecei a ler La Mano de Fátima de Ildefonso Falcones, o mesmo autor da Catedral do Mar, belo livro, já traduzido no Brasil. Estou amando, além de ter um domínio total da escrita, o autor nos leva por lugares que conheço, pelas Alpujarras, por "pueblos" aqui da Sierra Nevada, onde os árabes puderam viver por um tempo depois da queda de Granada. Quantas guerras produziram as religioes, quantas matanças desnecessárias por onde quer que se olhe. Em nome de Deus os homens fabricaram intolerância e oceanos de sangue. E continuam fabricando.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

PINOS GENIL

Hoje meu neto acordou com catapora. Fomos outra vez ao médico. Desde que cheguei que ele está doente. Dá muita pena. Entao desisti de ir ao Albaysin, por ser longe, e fui com minha sobrinha Maria José ao povoado de Pinos Genil , mais fácil de chegar, no caminho da Sierra Nevada. Almoçamos num restaurante bem popular na beira do rio e a comida era maravilhosa: cogumelos frescos e bacalhau fresco frito, com molho de tomate. Depois caminhamos dentro do bosque beirando o rio por mais de uma hora numa estradinha de terra. As flores salpicam todo o caminho, pois é primavera e o cheiro das flores é estonteante. Entao começou a chover uma chuva bem fina para aguçar o cheiro da terra. Era tudo maravilhoso. A felicidade cobria a minha pele.
Entao cheguei em casa e meu neto dorme sua "siesta" nos braços da minha nora. Quando acordar dirá "vovó" para que eu guarde o som da palavra na minha caixa de tesouros.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

COTIDIANO

Vivo um pouco o cotidiano do Guga, meu filho, minha nora, Patrícia, meu neto Luis. Fazemos tudo o que podemos juntos e vou onde eles vao. Sei que tenho que guardar este tempo como um tesouro: o cheiro do meu neto, as suas risadas, a sua voz, o beijo do meu filho quando chega da sua lojinha de vinhos, o sorriso da minha nora. Mas já decidi que nos veremos pelo menos duas vezes por ano, nao posso perder a infância do meu neto.

Ontem fui a Ojíjares conhecer as filhas adotivas do meu sobrinho Guillermo. Sao duas irmas russas e em seis meses já estao totalmente adaptadas e falam espanhol perfeitamente. Estao felizes e já se amam, embora fossem irmas, nao se conheciam , viviam em orfanatos separados.

E amanha volto ao Albaysin, o bairro onde os árabes viviam no passado, que amo de paixao. Vou com minha sobrinha Maria José subir e descer ladeiras e falar da vida.

terça-feira, 24 de maio de 2011

MEDICINA PÚBLICA NA ESPANHA

Guga, meu filho, vive em Cenes de la Vega, um povoado pequeno de Granada. Hoje levamos o Luis, meu neto, ao pediatra porque está gripado. O Posto de saúde, público, é lindíssimo, aconchegante, cheio de quadros coloridos com temas infantis. O seu pediatra é o mesmo, desde que nasceu. Quando se tem a receita do médico, a farmácia dá um desconto de 60%. O sistema de saúde pública aqui na Andaluzia é modelo e quando penso em Saquarema, onde moro, que também é uma cidade tao pequena, e seu posto de saúde horroroso, caindo aos pedaços, dá vontade de chorar. Se gastam dinheiro em praças e etceteras, por que nao fazem um posto de saúde decente? Há muito o que fazer no Brasil.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

FIM DE TARDE

Sao nove horas da noite e ainda é dia. O sol acaba de desaparecer e é muito estranho. Dei uma pequena caminhada até o lugar de onde posso ver um pedaço da Sierra Nevada ainda com neve. A tarde-noite é azul, é rosa, é um poema.

MAIS UM POUCO DE LAJARÓN

Sou apaixonada pelos "pueblos" pequeninhos, com uma vida lenta, como se estivessemos no começo do século XX. As lojas em Lajarón eram como as da minha infância, como a loja que tinha meu pai. Esquecí de levar o pijama , entrei numa lojinha que vendia um pouco de tudo, entrei no passado. E todos conhecem todos, na rua se cumprimentam. Tomei um café numa cafeteria linda ao lado do hotel onde nos hospedamos e no dia seguinte, quando voltei para tomar um café, o senhor já sabia que era descafeinado e bem quente. Sao delicadezas que já nao existem nas grandes cidades.

Apesar de todas as imensas concentraçoes de gente em toda a Espanha, o partido popular, o PP de direita, ganhou as eleiçoes em toda a Espanha. Mas direita e esquerda já nao existem, teríamos que inventar outros conceitos, os socialistas governaram tao mal nos últimos quatro anos, que nao se justifica que se chamassem de socialistas. Enfim, o mundo está mudando e a política terá que mudar.

Hoje fiz uma comidinha bem brasileira, arroz com feijao. E quando o meu filho Guga chegar da sua loja para almoçar, vai ficar feliz.

domingo, 22 de maio de 2011

MECINA FONDALES

Passamos a manha na pequena cidade de Mecina Fondales, nas Alpujarras. É uma cidadezinha autêntica, sem turismo, nas profundezas da montanha. Cheia de fontes de água, é linda. E a ao voltarmos para Lajarón conhecí a Plazeta de Santa Ana, com um "lavadero" onde antigamente as mulheres iam lavar a roupa. Há um lindo azulejo com um poema do Lorca.
Agora já estou em Granada. A volta das Alpujarras é belíssima e cada vez que venho visitar meu filho preciso subir as Alpujarras, temos sempre um encontro marcado.

sábado, 21 de maio de 2011

ALPUJARRAS

Hoje de manha dei uma caminhada sozinha aqui pela montanha, já que estamos no campo, aqui na casa do Guga, meu filho. Agora vamos para Lanjaron, nas Alpujarras, a montanha mais linda do mundo, o último refúgio dos árabes.

Chegamos a Lanjaron, que é a porta de entrada das Alpujarras, a montanha mais espetacular, e subïmos até o último pueblo, Capileira, onde almoçamos. As casinhas brancas parecem irreais incrustadas na montanha. No final da tarde voltamos para Lanjaron onde estamos hospedados num hotel da família dos melhores amigos do Guga. Vi um lindo final de tarde, a montanha toda rosa e milhares de andorinhas.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

PUERTA DEL SOL

A Puerta del Sol em Madrid repete o que já vimos na Tunísia, Egito, Síria. Milhares e milhares de pessoas enchem a praça agora pedindo mudanças. Isso se repete em toda a Espanha. aqui em Granada , agora mesmo a Plaza del Carmen está abarrotada. Gente de todo o tipo: jovens, aposentados, desempregados, gente comum . O que querem ? Mudanças. Porque a política está velha eos políticos , de direita ou de esquerda, dividem os tesouros entre si. Mudanças no mundo financeiro. O mundo está mudando e os políticos continuam com seus velhos truques. O movimento na Espanha se chama 15-M, pois começou no dia 15 de março.É maravilhoso ver os jovens entusiasmados com alguma coisa .Os políticos estao desorientados e nao sabem o que fazer. Esperemos que no Brasil aconteça um movimento assim contra a corrupçao.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

GRANADA

Cheguei em Granada. Luis, meu neto, Guga, meu filho e Patrícia, minha nora, estavam me esperando no aeroporto. Foi muita emoçao. O Luis me reconheceu completamente, depois de 8 meses! já que nos vemos sempre pelo skype. Mas é um reconhecimento maior, mais profundo: nós nos reconhecemos porque somos um elo.
Estou exausta e feliz e como agora estou numa casa , poderei escrever todos os dias.
Sinto Granada como minha cidade também. Me sinto acolhida. Estou radiante.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

VENEZA, VERONA, MADRID

Parece mentira mas nao encontrei nenhuma lan house em Veneza e no hotel nao havia computador. Fiquei bastante desesperada, queria escrever no blog, mas Veneza é verdadeiramente um labirinto e por mais que se queira encontrar algo, é impossível. Nos perdíamos desde bem cedinho de manha até a hora de ir dormir. Mas , por simples acaso, encontramos todos os restaurantes mencionados no livro 1000 dias em Veneza e adotamos o El Conte Pescaor como nosso preferido. Andamos tanto que gastamos os pés. Veneza é esplêndida, maravilhosa, uma irrealidade feita de água e luz. Tudo parece miragem. Uma cidade que arrebata e faz malabarismos com a nossa alma.
Nossa netinha Kira foi ao nosso encontro com Maya, minha enteada e chegaram mais de meia noite. Fomos para a Piazza San Marco esperá-las e como havia um pequeno grupo musical tocando, eu e Juan dancamos na praca (nao há til nem cedilha no teclado) , foi muito bonito, era uma noite fria e prateada e me senti flutuando sobre uma cidade incorpórea. Kira saiu do barco eufórica e dizia: _ me gusta todo, me gusta todo!!!
Passamos um dia em Verona com nossos amigos Gianni e Mari que nos receberam como se fôssemos príncipes. Nos levaram até a casa da Julieta, toda a cidade velha, o Castelo e por fim almocamos num lugar magnífico de onde se via toda a cidade. É bela Verona. É belíssima.
E por fim chegamos ontem â noite em Madrid e já tínhamos um jantar com nossos amigos Andrês e Ines.
Hoje pela manha andamos por todos estes lugares que amo: a pracinha Opera, a Plaza del Oriente, a Plaza Mayor, Sol. Sao meus lugares preferidos em Madrid. Quando morei aqui tomava o ônibus 52 e vinha quase todos os dias até a Praca Oriente tomar um café . Madrid nao mudou, mais carros apenas, mas desde que estive aqui vivendo em 98 esta parte antiga é igual, as mesmas lojas e que cidade linda, tao bem preservada. Todos falam da crise espanhola e é muito triste que o país esteja tao mal, porque a Espanha é maravilhosa com toda a sua diversidade.
Amanha vou para Granada e entao já terei um computador em casa e poderei escrever quanto quiser. Meu neto irá me esperar no aeroporto. Ele vai ver a vovó ao vivo, fora da tela do computador!

quinta-feira, 12 de maio de 2011

COMO NUM FILME

As 9hs da manha ja estava outra vez Giuseppe Marchetti, da agencia My Tours, nos esperando , com a cortesia de sempre. Começamos nosso passeio por Monteriggiono, uma cidade medieval com a muralha e portas intactas. A construçao da muralha data de 1213! A cidade e tao pequena que so tem 48 pessoas, mas com uma praça magnifica, a Piazza Roma com um poço no meio e um hotel sofisticadissimo, de 4 estrelas. A vista da muralha e deslumbrante e o calçamento das ruas , intacto, lembra o de Paraty.Suas casas sao muito bonitas, de pedra e tijolo.
Entao fomos ate a Fortaleza de Poggio Imperiale , imensa, com uma muralha de 12 hectares e tambem suas portas ai estao. Dentro ha um museu super interessante com utensilios e paineis com desenhos de conmo seriam as casas dos primeiros habitantes.
Chegamos a San Giminiano pela Via Vechia e a vista da cidade de longe impressiona. Ha algumas torres, mas na Idade Media eram mais de setenta e sao lindissimas. Diz Giuseppe que la no alto da torre ficava a cozinha , por segurança. Ja que em caso de incendio nao colocava toda a casa em risco. Cada casa tem o seu brasao. Mas acontece que a cidade, simplesmente deslumbrante, estava cheia de gente, centenas e centenas de turistas e uma feira horrorosa, de produtos chineses ocupava duas praças, as mais belas. Era insuportavel caminhar e o barulho era um insulto para com a cidade.
Na Piazza de la Cisterna ha uma torre que se chama Torre del Diablo, porque possui uma cicatriz imensa que parece uma flecha e se diz que foi feita pelo diabo em pessoa. So muito la dentro pudemos encontrar uma praça vazia: a Piazza Luigi Pecori, linda e nao havia nem mercado nem pessoas.
Passamos depois por Linari, um burgo medieval com 10 habitantes e em Sant'Appiano vimos uma Igreja romanica estonteante, e na frente dela algumas colunas romanas, quem sabe ai havia um templo romano.
Castellina nel Chianti e pequena e charmosa e ha uma passagem medieval que era usada para fins religiosos e profanos, super interessante. Nesta passagem consegui finalmente falar com meu filho Guga para saber se ele sentiu o terremoto em Granada ontem e me disse que nao.O terremoto foi sentido ate em Madrid. Soube hoje pela manha e fiquei assustada.
E finalmente conhecemos uma propriedade maravilhosa, um sonho: Podere Casanova di Sant'Anese. Seu proprietario, Silvano , nos recebeu em pessoa. Ele produz vinho, vinagre balsamico, cremes para o corpo. Mas sua historia e fantastica: ele comprou a propriedade completamente decadente e refez tudo. A casa, replantou as vinhas, etc. Ao replantar as vinhas descobriu uma especie que era considerada extinta e conseguiu reproduzi la. Fabrica entao um vinho branco com estas uvas como se fazia no seculo XII. E achou um pergaminho, ao refazer a casa, que continha uma receita de oitocentos anos. Assim fabrica um vinho especialissimo, seguindo esta receita. Toda a sua produçao e pequena, biologica e seu vinho tinto e excelente. Alem de produzir tambem seu proprio mel e fazer os cosmeticos com tudo o que planta, ele tem em casa uma escola de cozinha e ai chegam pessoas do mundo inteiro. Quem quiser pode olhar o seu site: http://www.tenutacasanova.it/
Afinal , a Toscana pode se escrever com 3 palavras: videiras, oliveiras, trigo. Pao, azeite e o melhor vinho do mundo!
Agora, antes de subir ao quarto , como prometi, escrevo no blog. Nos diz Giuseppe, nosso motorista, que deixaremos saudades.
Amanha bem cedo iremos para Veneza, e nos encontraremos com Maya, minha enteada, e Kira, nossa netinha.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

SENHOR MARIO

Ontem , depois de caminharmos toda a tarde por Siena, nos sentamos no jardim do hotel para ver o por do sol as 20.30hs. A vista do vale de Siena era belissima e logo saiu a lua e ficamos ate o frio nos expulsar.
Hoje, as 9hs da manha veio nos buscar Giuseppe Marchetti da Agencia My Tour. Giuseppe fala muitas linguas, inclusive portugues, pois morou dois anos no Rio, no Jardim Botanico e conhece a Toscana como a palma da mao.
Primeiro fomos a cidade de Buon Convento , a cidade e muito antiga, belissima , e logo fomos ate a Abadia de SantAntimo , do seculo IX. Chegamos na maravilhosa igreja romanica e havia uma missa com canto gregoriano. Emocionante. Disse Giuseppe que foi uma sorte, nao e sempre que se encontra uma missa com cantos.
Castelnuovo de l'Abade parecia uma cidade abandonada, lindissima, cabia num lenço! nem um bar havia, so ruas e casas maravilhosas, antiquissimas e algumas mulheres sentadas na porta da casa. A vista para o vale tirava a respiraçao. O dia era de um azul diafano. Em cima da cidade visitamos a Fortezza de Montalcino de 1361. Como todas as cidades viviam em guerra as fortalezas eram importantissimas para a segurança das cidades, e tambem as muralhas e as portas. Tanto Buon Convento como Castelnuovo de l'Abade possuem suas portas intactas. E as portas de Siena se fechavam ate os anos 50.
Chegamos a Montalcino. A cidade e maravilhosa, e gira em torno do vinho Brunello de Montalcino, sao dezenas ou centenas de enotecas onde se degusta o vinho e nos arredores sao muitos e muitos vinhedos para se conhecer e degustar a produçao. Mas uma propriedade se destaca entre todas : a Abbadia Ardenga, uma adega-museu, situada numa casa do ano 900, que ficou famosa porque era um dos lugares seguros onde podiam hospedar se os peregrinos que iam a Roma ou Jerusalem.Sobre esta casa, no ano de 1300 se construiu um castelo que foi destruido durante uma guerra Mas agora se descobriu no subsolo uma passagem e um esconderijo e entao se encontraram objetos, armas, utensilios daquele tempo, tendo portanto se transformado em museu.
Alem dos objetos do passado longinquo, o Senhor Mario levou para esta casa, quando se mudou, todos os instrumentos com que se trabalhava a terra e agora fazem tambem parte do museu, pois ja nao se usam mais.
O Senhor Mario Ciacci , dono da vinicula, de um dos melhores Brunellos, que foi ate os anos 60 , durante seculos, propriedade da familia Piccolomini , familia que deu a Igreja o famoso Papa Pio II, nos recebe em pessoa. Este lugar ficou famoso porque ai dormiu o Arcebispo de Canterbury , Sigerico,no ano 990.
O Senhor Mario nos mostrou todo o museu, ele respira historia. Sabe todos os seculos na ponta da lingua. Escreveu quatro livros sobre a historia da vinicola e de sua familia. Sua familia leva 50 anos produzindo vinho e azeite.
O Senhor Mario nos conduziu pelos poroes molhados com tanta delicadeza que parecia que caminhavamos sobre uma estrada aerea. Nos mostrou a adega onde guarda os tesouros, seus vinhos mais antigos, ate de 1945.
A casa possuiu muitos poços de agua maravilhosa.
Entao ele e sua mulher, Santa, nos serviram os melhores Brunellos e os melhores queijos e presuntos e nos presentearam com duas garrafas dos seus melhores vinhos e seus livros. E brindamos com uma grappa feita por ele a nossa saude eterna, que dentro de cem anos ainda possamos brindar aos melhores momentos da vida.
E de raspao passamos por Pienza, que recebeu o nome de Pio II, cidade alegre e colorida.
Giuseppe foi um anfitriao perfeito. E nos deixou de volta em Siena com uma alegria que nunca se apagara.

terça-feira, 10 de maio de 2011

SIENA

Chegamos ao aeroporto no domingo e nosso voo para Madrid estava com 3 horas de atraso, o que significava perder nosso voo para Florença . A Iberia nem queria saber, pois o voo era de outra companhia. Nos disseram que em Madrid a Iberia nos ajudaria. Nem pensar. Tivemos que ir ate o outro terminal, muito longe, até a Alitalia e felizmente conseguimos os dois ultimos lugares para Roma e dai para Florença. O voo de Florença atrasou e chegamos 11hs da noite. Jà era impossivel chegar a Siena por vias normais e tomamos um tàxi, mais uma hora de estrada. Ao todo viajamos 30hs!!! Chegamos mortos de cansaço e fome. Ja nao havia nenhum reaturante ou bar aberto, mas no hotel ficaram com pena da gente e nos prepararam um leite quente e dois croissants. Parecia o melhor jantar do mundo! Tomamos banho e dormir numa cama depois de toda a confusao que foi esta viagem foi como chegar ao paraiso.
Pela manha recebi o impacto de Siena. E uma das cidades mais belas que ja visitei em toda a minha vida. As cores de Siena, sua catedral toda de marmore e ouro (a mais bela do mundo), a Piazza del Campo com a fonte parecendo uma concha, suas ruelas, tudo impressiona. Encontramos, por milagre, uma tratoria simples e bem sienense, sem turistas estrangeiros e bebemos um esplendido vinho da casa e comemos uma comida maravilhosa. As cores de Siena, terracota, amarelo claro, creme, rosa claro, sempre foram as minhas cores. Parece que estou dentro de um quadro, parece que estou dentro da palheta de um pintor.

Desculpem a falta dos acentos por causa do teclado.

domingo, 8 de maio de 2011

GENEALOGIA

Hoje faz um ano que minha mãe partiu. Hoje é o Dia das Mães. Minha mãe amava as coisas simples e a beleza. Era boa com todos os que estavam por perto. Era humana.Era vaidosa. Amava a vida. Quando foi embora me deixou seu legado, sua memória feita de um tempo que não conhecí.

GENEALOGIA

morro ao contrário e viro minha mãe
ela vinha da Polônia
sem adivinhar que me carregava
em seu destino
que me carregava em suas unhas
em sua voz
eu a vejo no convés do navio
era criança e não sabia os terríveis
peixes que o oceano esconde
ainda trazia nos cabelos o cheiro do feno
as vozes da aldeia
eu era ela seus olhos espreitando o céu imenso
e já fazia parte do seu silêncio
morro mais um pouco e viro minha avó
limoando a casa para o sabat
ela era jovem tinha longas tranças
e um coração assustado feito vento
na próxima semana ela casaria
e nem tinha visto o noivo ainda
se Deus ajudasse ele seria calmo
e protegeria sua vida
como com as mãos ela protege
a chama das velas
eu estou dentro dela embutida em seus desvelos
eu a vejo com os olhos de quem só vai nascer
milhares de horas depois
atravessando os escombros que separam
os avós dos seus netos
morro mais um pouco ainda
e não consigo vê-la
a mãe da minha avó
nem sei seu nome
ela é uma sombra tão longe
e quando fala não consigo escutar
embora me esforce tanto que me doem os ossos
eu já estava escrita na trilha
dos seus olhos tristes?

in Poesia Essencial, ed. Manati

sábado, 7 de maio de 2011

TANKA

Tanka é uma forma japonesa de poesia, quase um haicai, mas com cinco sílabas. Sempre volto aos meus poetas preferidos e Borges escreveu belos tankas:

Alto en la cumbre
todo el jardin es luna,
luna de oro.
Más precioso es el roce
de tu boca en la sombra.

La voz del ave
que la penumbra esconde
ha enmudecido.
Andas por tu jardín.
Algo, lo sé, te falta.

Jorge Luis Borges (Antología poética, Alianza Editorial)

Como no primeiro poema é belíssimo o contraste da lua, que não é de prata, é de ouro e faz brilhar todo o jardim, com a sombra, a boca furtiva, a escuridão da boca e do desejo.

A voz da ave, no segundo poema, emudeceu, mas ela já estava na penumbra, invisível. Agora, nada ilumina o jardim, e tudo é falta, é silêncio.

Como poemas tão curtos podem ter tamanha força e dizer tanto.
Voltar aos poetas que amamos , sempre e sempre, é como chegar em casa.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

ONDE DORMEM OS FANTASMAS?

Debaixo das gôndolas de Veneza, naturalmente. Era o que achava Maya, minha enteada, quando tinha uns 6 anos. Juan morou 40 anos na Itália e Veneza era a sua cidade preferida. Ele diz que perdeu a conta de quantas vezes foi a Veneza e sua paixão era tamanha que Felipe González, na época Primeiro Ministro da Espanha, lhe ofereceu o posto de Cônsul Honorário, que ele não aceitou pois não havia salário e ele teria que deixar o jornal, ou seja, teria que ter uma renda própria. Fui a Veneza uma vez em 1998 e quando cheguei na Praça São Marcos fiquei petrificada, virei estátua, a beleza me congelou. Agora volto a Veneza e por isso termino de ler Mil Dias em Veneza de Marlena de Blasi, o livro é uma delícia, recomendo. E releio Marca D`água de Joseph Brodsky. Maya, minha enteada, irá ao nosso encontro com Kira, nossa netinha. Agora é a vez da Kira achar que os fantasmas dormem debaixo das gôndolas.

Já tenho uma editora para meu novo livro de poemas em gestação. Faltam uns 60 ou 70 poemas, no mínimo um ano de trabalho, mas já tenho a dedicatória: Para Bia, que também é árvore.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

VOO PERDIDO

Ontem perdemos o voo que nos levaria a Madrid. Juan levou o passaporte vencido ao invés do novo e não dava mais tempo de fazer chegar o passaporte novo.Só conseguimos uma nova passagem para o dia 8 e perdemos alguns hotéis já pagos, etc. Fiquei muito triste, parecia tudo um pesadelo, chorei muito e me lembrava de um éspetáculo da Pina Bauch que vi na década de 80 em que tudo girava em torno de fronteiras e passaportes, com cães pastores alemães no palco contracenando com os bailarinos.Por que precisamos de fronteiras e passaportes? E se precisamos de passaportes, por que eles vencem? É um absurdo. Todos me consolam: meus filhos, amigos, claro não aconteceu nada, foi só um contratempo, mas fiquei tão desapontada, como se tudo fosse virando fumaça.Então não conseguí dormir, acordo no meio da noite e adoro este silêncio espesso, apenas o mar rugindo. Agora vou fazer meu café e ler com o barulho do mar virando as páginas..

quarta-feira, 4 de maio de 2011

EVELYN E LUIS

Evelyn Kligerman, minha irmã, vive uma linda história de amor. Depois de 27 anos ela e Luis Mérigo se reencontraram. Foram namorados no México em sua juventude, mas não ficaram juntos. Agora, na maturidade, vivem e criam juntos, em Teresópolis onde Evelyn tem seu atelier de cerâmica. Misturaram os nomes. O atelier passou a se chamar "Kligerman&Mérigo - O Amor do Barro". Prepararam um catálogo lindíssimo que está no site www.evelynkligerman.com.br , basta clicar em utilitários. Eles aceitam encomendas por e-mail e é uma cerâmica de altíssima qualidade.Também recebem em seu atelier com pão feito em casa , cafezinho e muitas histórias, pois os dois andaram muito pelo mundo.

Então passou o tempo e chegou o dia da nossa viagem. Nana, nossa gata, já sabe e teve duas crises de asma, fica rondando as malas e nos olha dizendo: voltem logo!
Luna ontem, a nossa gata persa, foi ao cabelereiro fazer as unhas e o cabelo, voltou lindíssima, desfilando a sua majestade.Falo para Vanda e Samuel, nossos caseiros: as gatas são a prioridade da casa, conversem com elas, contem histórias, o resto é secundário.
Amanhã, a estas horas, estaremos chegando em Madrid onte tomaremos o voo para a Itália. O aeroporto de Barajas é um mundo e eu não gosto de grandes espaços, tenho um pouco de fobia. Mas tenho meus truques: enquanto a hora do voo não chega, me refugio num café ou numa livraria.

Escreverei assim que possível e dividirei minha viagem com vocês.

terça-feira, 3 de maio de 2011

SUDOESTE

Sopra um sudoeste violento. O mar está negro. As nuvens espessas. A casa inteira range como se fosse um barco e tivesse vida própria. Gosto de me sentir em alto-mar dentro da segurança da casa. Juan saiu para caminhar, espero que o vento não o carregue.Acordamos muito cedo , ainda noite, e quem se levanta primeiro prepara o café. Hoje fiquei mais um pouco na cama, na vigília, até que o aroma do café me envolveu inteira.O momento em que estamos juntos pela manhã cedinho, vendo amanhecer, é mágico. Depois Juan sai para caminhar e quando volta cada um se debruça sobre as suas tarefas.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

A SEMANA

A semana que terminou ontem foi impressionante: um milhão de pessoas nas ruas de Londres para viver ao vivo um conto de fadas, um milhão de pessoas nas ruas de Roma para viver ao vivo a transformação de um homem em santo e finalmente a suposta morte de Osama Bin Laden o que simbolicamente seria o começo da morte do terrorismo. Há que costurar os três eventos e talvez a chave seja: estamos todos cansados de guerras e de violência? Tomara que sim.

A sociedade civil está sempre um passo adiante dos seus horrorosos políticos e está pronta para tomar decisões sábias e proteger o planeta. Nada justifica que se coloque os interesses econômicos na frente da vida. Espero ainda estar viva quando se condene definitivamente as Usinas Nucleares e quando os cientistas encontrem definitivamente a maneira de usar energias limpas: as marés, os ventos, os raios, as entranhas da terra.

A semana que começa hoje é para arrumar as malas, deixar contas pagas, as gatinhas bem cuidadas, pois quarta-feira vamos para a Itália. Ano passado Juan quis me levar aos lugares da sua infância na Galícia. Agora quer me mostrar os lugares por onde andou na sua juventude, pois viveu 40 anos na Itália. Depois vou para Granada ver meu filho e meu neto.