terça-feira, 6 de março de 2012

AS COISAS

As nossas coisas estão encharcadas de afeto. Às vezes perambulam pela casa. Às vezes aparecem e desaparecem. Objetos que nos acompanham desde sempre. Tenho uma mulher de cristal que é um licoreiro que estava na sala da minha casa da infância. Com ela fiz um conto para o livro Vento Distante, ed. Escrita Fina. Tenho uma corujinha de bronze que ganhei quando tinha 20 anos. Elas me acompanharam por todas as casas. E a louça, alguns pratos lascados que não conseguimos jogar fora. A xícara que toma a forma das nossas mãos. Nossas coisas, às vezes, nos ajudam a viver, pois guardam lembranças e amores, nos aconchegam.

As coisas têm peso,
massa, volume, tama
nho, tempo, forma, cor,
posição, textura, dura
ção, densidade, chei
ro, valor, consistência,
profundidade, contor
no, temperatura, fun
ção, aparência, preço,
destino, idade, sentido.
As coisas não têm paz.


ARNALDO ANTUNES, in As Coisas e Como é que chama o nome disso, Publifolha

2 comentários:

  1. Ah!Roseana, eu estou tão fascinada pelo livro É isto um homem, que ao ler o que você escreveu me lembrei desta parte do livro que todos deveriam tomar conhecimento e refletir como o Primo Levi mesmo disse.
    Todas as pessoas deveriam adquirir esse livro e tê-lo sempre por perto. Tenho certeza e, estou aprendendo com ele a entender melhor o que me acontece e o que acontece com outras pessoas, o que faço e o que fazem comigo.

    Aí vai, o que o autor escreveu e bem parecido com o que você escreveu.

    “MAS QUE CADA UM REFLITA SOBRE O SIGNIFICADO QUE SE ENCERRA MESMO EM NOSSOS PEQUENOS HÁBITOS DE TODOS OS DIAS, EM TODOS ESSES OBJETOS NOSSOS, QUE ATÉ O MENDIGO MAIS HUMILDE POSSUI: UM LENÇO, UMA VELHA CARTA, A FOTOGRAFIA DE UM SER AMADO. ESSAS COISAS FAZEM PARTE DE NÓS COMO ALGO COMO OS ÓRGÃOS DE NOSSO CORPO.
    ... IMAGINE-SE, AGORA, UM HOMEM PRIVADO NÃO APENAS DOS SERES QUERIDOS, MAS DE SUA CASA, SEUS HÁBITOS, SUA ROUPA, TUDO, ENFIM RIGOROSAMENTE TUDO QUE POSSUÍA; ELE SERÁ UM SER VAZIO, REDUZIDO A PURO SOFRIMENTO E CARÊNCIA, ESQUECIDO DE DIGNIDADE E DISCERNIMENTO - POIS QUEM PERDE TUDO, MUITAS VEZES PERDE A SI MESMO.”

    Obrigada, Roseana. Parece-me que os bons escritores mantêm entre si uma sintonia. Muitos pensam com a mesma sensibilidade: é esse o seu caso.
    Depois da cirurgia de mais de três horas, a que fui submetida, ontem, essa sua escrita foi um presente.
    Reza por mim.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Angela, este trecho do livro é maravilhoso , e como se encaixa com o que escreví!!! Obrigada por me contar. Rápida recuperação para você é o que te desejo!

    ResponderExcluir