segunda-feira, 5 de março de 2012

FALTA DE CHUVA E ÚLTIMAS LEITURAS

Não chove em Saquarema. Desde muito antes do carnaval não cai uma gota de água. O jardim é enorme e o jardineiro, Samuel, vem apenas duas vezes por semana. Então molho dia sim dia não e ficar de pé tanto tempo me deixa com dor na coluna. Mas enquanto molho me desmancho , escuto o agradecimento das plantas, quase choramos juntas pela falta de chuva. Elas agradecem a pouca água que posso dar , eu ouço suas vozes mudas, é como um estremecimento sutil. E toda a dor da coluna vale a pena.Leio que teremos no mínimo mais 10 dias de sol sem chuva.Sofro, uma parte da minha alma é eslava e anseio por dias de bruma.

Terminei de ler Danúbio, do Cláudio Magris, um dos grandes livros que já li. E O Dia
de um Escrutinador, do Calvino, simplesmente maravilhoso. Uma Casa para o Sr.Biswas, do Prêmio Nobel S.Naipaul, um romance triste e divertidíssimo ao mesmo tempo, que se passa em Trinidad numa parcela da população indiana. É tocante, se chora e se ri ao mesmo tempo. A Rosa Candida, da autora islandesa Audur Ava Ólafsdóttir, romance delicadíssimo que ganhou um montão de prêmios na Europa e talvez chegue ao Brasil. Hoje começo a ler uma saga basca: Hijos del Árbol Milenario, de Maria Jesus Orbegozo.
Adoro sagas imensas, histórias intermináveis de grandes famílias. Uma vez li um livro, quando era muito jovem, que se chamava Histórias de Pobres Amantes, de um autor italiano cujo norme perdi. A história gira em torno de uma velha senhora que gosta de meninas e se passa durante o fascismo. Os personagens são magníficos e o livro nunca saiu da minha cabeça, mas sem o autor eu não o encontro. Se alguém tiver lido este livro e souber o nome do autor, por favor , me avise!

2 comentários:

  1. O autor é Vasco Pratolini. Achei na internet

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Isso, já comprei o livro por 1,00 na Estante Virtual. Aproveite e compre tb! O livro é lindo!!!

    ResponderExcluir