domingo, 29 de julho de 2012

JORGE AMADO EM PRAGA

Hoje o jornal O GLOBO publica um lindo caderno sobre Jorge Amado que faria 100 anos dia 10 de agosto. É impressionante como antes da internet, antes da globalização, Jorge Amado já levava o Brasil para o mundo. Em 2001 fui a Praga. Fiquei hospedada num apartamento num prédio incrível, na frente da Ponte Carlos. A dona do apartamento se chamava Zdena e ficamos amigas. Ela alugava o apartamento e nós o encontramos por acaso. Era aconchegante, maravilhoso, queria ter ficado aí por alguns meses, mas infelizmente só tinhamos uma semana. Zdena falava um inglês horroroso, como o meu, mas nos entendemos maravilhosamente. Ela me contou que o prédio era muito antigo, talvez do ano 1200 e tinha uma passagem subterrânea que levava ao Castelo. Ela me contou que o prédio era da sua sogra e que o devolveram quando mudou o regime. No dia da nossa partida finalmente ela me convidou para ir até a sua casa e ela já tinha internet, pude mostrar meu site. O seu escritório tinha uma estante cheia de livros e ela foi até a estante , retirou um volume e me mostrou: Jorge Amado. Era um livro bem antigo e gasto. Ela também me presenteou com um livro de um amado poeta tcheco de nome impronunciável. Logo depois Roger Mello iria a Praga, acho que era no ano seguinte. Então consegui uma tradutora através do Consulado, paguei a tradução do meu livro Tantos Medos e Outras Coragens e Roger levou para Zdena. Depois nos perdemos. Que pena.Tentei muitas vezes encontrá-la. Em vão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário