terça-feira, 4 de setembro de 2012

OZIRETES

Ontem tive uma linda surpresa . Fui convidada para um encontro com os alunos da E.M Osiris Palmier da Veiga, aqui em Saquarema.
A escola fica frente da lagoa e tem a vista mais bonita do mundo. Foi toda reformada e ampliada e não parece uma escola, mas sim uma casa acolhedora.
Angela , a professora da Sala de Leitura me levou até este espaço mágico e eu fiquei boquiaberta. A escola antiga não tinha sala de leitura e apenas 150 livros., Agora tem uma sala imensa com 1.500 livros, um tapete mágico com almofadas, estantes lindas, duas mesas redondas com cadeiras e um sofá maravilhoso para as visitas. Pois a idéia é cada vez mais receber a visita dos pais na Sala de Leitura.
Angela me conta: ela criou o CLEO, um Clube de Leitura. São quinze alunos que ficam de meio-dia até às 14hs na escola, com autorização dos pais, para ler na Sala. Ficam duas horas lendo. De fevereiro até agora já leram 280 livros. O objetivo é que leiam TODOS os livros.
Os livros estão catalogados e arrumados de uma maneira genial, pelos membros do clube. Angela me disse: "Roseana, diga um número de 1 a 800." Eu disse "626" . Ela perguntou: "quem quer encontrar o livro? Vários alunos queriam e um deles foi até lá e em segundos trouxe o livro que é arrumado por letras e números. Na seção A ficam os mais difíceis, na B vai facilitando, até chegar aos livros sem texto. Por cada livro lido os alunos da escola inteira recebem uma moeda: a ozirete. É uma anotação num caderno. Cada livro tem um valor. Os mais difíceis valem mais. Os pais que buscam um livro para ler na biblioteca também ganham oziretes. Em novembro a sala de leitura fará um bazar com livros e artigos de papelaria e eles receberão as cédulas oziretes para que possam comprar. Só quem tiver oziretes poderá participar. A professora de matemática está aproveitando a idéia para falar de economia.Eles estão fazendo uma poupança, aprendendo a poupar.
Todos cuidam da Sala de Leitura como se fosse mesmo mágica e ela pode ser usada a QUALQUER HORA.  Eles fazem fichas de cada livro lido com uma pequena resenha.
Fiquei muito emocionada com o encontro. Eles eram educadíssimos e muito interessados em tudo. Já sonham em ser engenheiros, veterinários, advogados, escritores.
Que a E.M Oziris e a Angela sirvam de inspiração.

2 comentários:

  1. Que mágico! Acho válida qualquer ideia que incentive a leitura, a escola está de parabéns. Fiquei maravilhada com a ideia que eles tiveram. Bom saber que os alunos estão gostando e aprendendo a tratar com carinho as palavras.

    Beijos! :)

    ResponderExcluir