terça-feira, 18 de setembro de 2012

RIO BRANCO

Estou neste momento na Biblioteca Pública do Acre, belíssima, deslumbrante. Um espaço onde se pode estar durante horas. Aqui foi uma escola. Da antiga escola nada restou , apenas a cópia do piso hidráulico. A biblioteca tem vários andares e todos nos convidam a relaxar e ler. E um cinema que é um luxo total. Todos os dias há várias sessões. Agora está acontecendo o Festival Jorge Amado.
Na sala de leitura para crianças há uma Arca das Letras para a área rural. Ela viaja e faz pouso na casa de alguma família, então é uma arca mágica.
Cheguei no meio da madrugada. Exausta. A viagem é longa. Passei a manhã meio tonta, mas à tarde já estava recuperada e fui ao encontro da Helena Carloni de quem recebi o convite para estar aqui.
André, um menino muito gentil, foi designado como meu guia e lá fomos nós para a Gameleira onde nasceu Rio Branco, na beira do Rio Acre. O rio, ele me conta, já foi muito maior e muito navegável, mas agora ... já sabemos.
Fui até a Casa da Leitura da Gameleira. O bairro homenageia com seu nome a belíssima gameleira, marco do começo da cidade. A cidade recebeu um enorme contingente de sírios e libaneses. A Casa da leitura é antiga e lindíssima, parece saída das páginas de um conto de fadas. Mas estava vazia e acho, fiquei com a impressão, de quem tem que ser mais ágil na captura de leitores.
Depois visitamos o Cine Teatro Recreio, o primeiro teatro de Rio Branco, lindo. Na entrada há um projetor enorme e antigo fabricado pela Empresa Cinematográfica TRIUMPHO, assim, com ph .
Na Rua da beira do Rio, no Calçadão da Gameleira, as casinhas coloridas possuem uma placa om a memória da casa, assim: aqui viveu fulano no ano de... como na Europa.
À noite fui para a praça do Mercado Velho e assisti a uma dupla maravilhosa, bolivianos, poetas, cantores fantásticos, seu conjunto se chama Negro y Blanco. Foi emocionante.
E hoje de manhã já tomei café com a minha amiga querida Gloria Kirinus.
Hoje falo às 5hs da tarde e me deram uma pergunta de presente:
"Há espaço para a poesia no século XXI?"   

4 comentários:

  1. Que bacana Roseana. E fico aqui pensando nesta pergunta... Muito interessante essa discussão. Adorei!. Curiosa para saber como foi. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Caramba Vanessa eu estava pensando justamente nisso.
    Caramba Roseana já estou vendo você dar um "banho" com essa pergunta.
    Infelizmente não podemos estar aí, mas conhecendo a sua paixão pela poesia, a nossa imaginação nos conta tudo nos mínimos detalhes.
    BOA SORTE.
    Abraços,
    Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Angela! Concordo plenamente contigo!
      Um abraço!

      Excluir
    2. Outro pra você Vanessa.Vamos esperar a chegada da Roseana e pode ter certeza que vem muita coisa boa por aí.

      Excluir