terça-feira, 14 de dezembro de 2010

CEDINHO DE MANHÃ

Hoje acordei bem cedinho em Teresópolis, pois meu ônibus era às 6hs. Às 4.30hs já estava tomando café. Adoro ver o dia amanhecendo. É belo. Ouvi dizer que os cientistas falam em dobras do tempo. Se pudéssemos dobrar o tempo as distâncias não existiriam e se poderia viajar em segundos. Mas às 9hs já estava tomando café com cheiro de mar aqui em Saquarema. Antes de desfazer a mochila preparei um caldo de peixe , pois meu filho chega para amoçar e farei uma moqueca: o segredo é o caldo. Sempre deixo muitos livros em cima do banco na sala, a caminho do meu quarto. Livros que vou lendo ao sabor do dia. Apanho o primeiro da fila e abro ao acaso. Um poema maravilhoso do Borges me acolhe:

CERCANIAS

Os pátios e sua antiga certeza,
os pátios alicerçados
na terra e no céu.
As janelas com grade
da qual a rua
se torna familiar como uma lâmpada.
As alcovas profundas
onde arde em quieta chama o mogno
e o espelho de tênues resplendores
é como um remanso na sombra.
As encruzilhadas escuras
que lanceiam quatro infinitas distâncias
em arrabaldes de silêncio.
Nomeei os lugares
onde se esparrama a ternura
e estou só e comigo.

Jorge Luis Borges, Fervor de Buenos Aires, in Obras Completas, ed. Globo.

Que belo poema para dar de comer à alma. Amo a poesia do Borges, muito mais do que seus contos. Ela é imensa, suas imagens são maravilhosas.
Ontem, na casa da Evelyn, discutíamos sobre o aqui e agora. É aqui e agora que existimos. O passado tem que ser como o espelho do poema Cercanias,um remanso na sombra, tênue resplendor. Do futuro nada sabemos e é agora que vivemos, este instante mágico em que respiro e o mundo corre em minhas veias.

4 comentários:

  1. Caramba, quanto mais eu leio o que você escreve menos criatividade, eu tenho para escrever coisas mais profundas. Não sei se você vai entender,eu pareço às vezes com aquelas pessoas que não tem nada a dizer e ficam só elogiando, mas é o que posso fazer no momento. Esse bem estar que você nos proporciona é uma benção divina. Hoje, não acordei me sentindo muito bem, e apenas imaginar o cenário de sua casa com todos esses livros colocados ao acaso, OU NÃO, me reanimou. A Psicologia explica que nada na vida existe, ou é colocado por acaso. Tudo é sabiamente colocado e orientado por quem nos ama e nos protege.
    Tenha um bom dia com o seu filho. Capricha mesmo no almoço, afinal de contas ele é um bom gourmet... um especialista do comer bem e com beleza.
    Beijinhos ao sabor do " Vento Distante"
    Mas que livrinho gostoso de ler!
    Se ele não fosse tão difícil de encontrar eu daria de presente de Natal para muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Angela, adoraria que vpocê desse de presente de natal. Ouça, dá para comprar pela livraria Cultura na Internet. Eles têm meu livro. Fica firme, você vai ficar boa. Beijos, Roseana

    ResponderExcluir
  3. Roseana: Borges poeta está faltando na minha biblioteca.Já anotei.Olha o que escreveu Vinicius de Moraes: "nasço amanhã.Acordo onde há espaço: meu tempo é quando."
    Beijos presentificados

    ps- Ângela,comprei Vento distante na Livraria Cultura,online, facinho,facinho...beijos incentivadores.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, pelo incentivo de vocês duas(Roseana e Maria Neuza). O meu, eu comprei via online na Livraria da Travessa, mas houve problemas na entrega e, por essa razão eu não consegui comprar outros.
    Estão enviando pessoas para a entrega que não são muito confiáveis. Passei um aperto no domingo.
    Não confio mais.
    Vou ver agora na livraria Cultura. Depois eu conto.
    Beijinhos em vocês duas.

    ResponderExcluir