sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

SANTA CRUZ DA SERRA

Ontem, ao abrir a porta da varanda às 5:45hs , ouvi um carro estacionar e já era o Russo, da Secretaria de Educação de Duque de Caxias, com sua esposa, para me buscar. E eu ainda da camisola! Mas, como marquei às 7hs, respirei fundo, arrumei o café na mesa e chamei o casal para tomar um café com a gente. Durante a viagem várias pessoas telefonaram para o motorista rastreando o nosso caminho. As crianças estavam super ansiosas para inaugurarmos a Sala de Leitura com meu nome. Cheguei.
A E.M.Pedro Paulo da Silva fica numa rua linda e é uma casinha azul. Lourdes me conta que era uma casa de morador que foi comprada pela Prefeitura. Na minha chegada muitas crianças estavam sentadas com a Professora Andrea da Sala de Leitura que antes não existia, mas a professora já existia. Sou recebida por uma linda canção da Bia Bedran que fala de ouvir e sentir. Depois uma aluna vestida de africana conta uma história da África. Eles aprendem cultura africana e sabem o que é um griot. No pátio várias Tendas de Leitura com Contadores de Histórias, inclusive o Felipe, Secretário de Leitura de Duque de Caxias e membro do nosso Clube de Leitura da Casa Amarela. A Secretaria de Educação veio em peso e finalmente subimos ao segundo andar para cortar a fita da placa da Sala de Leitura.
A Sala é linda, com um tapetão e almofadas, cortinas nas janelas e uma frase na placa, retirada de um dos meus poemas do livro Casas, dá o tom: "Aqui o tempo não passa, o tempo senta e descansa ". A Secretária de Educação ficou tão feliz com a Sala que prometeu um aparelho de ar condicionado. Algumas crianças subiram , mas a maioria ficou no pátio, pois eram 300 crianças, Lourdes juntou os dois turnos. O que faz a diferença na pequena escola azul é que todas as crianças saem lendo e escrevendo e entendendo os textos perfeitamente. A diretora Lourdes, grande maestrina de sentimentos, conduz os professores com paixão e há uma labareda na escola. Todos pulsam juntos num acorde imenso e belo. Lourdes arrumou várias mesas no pátio e o almoço, super natural e colorido juntou professores, porteiro, merendeiras, numa grande confraternização. Agora sou a madrinha da Sala de Leitura. Tenho a tarefa de alimentá-la com livros.

12 comentários:

  1. Roseana: eu estava aqui,aflita,esperando seu relato: que experiência magnífica.A responsabilidade de alimentar esses alunos com livros é uma delícia!!!Beijos felizes e cúmplices da maria neusa

    ResponderExcluir
  2. Também estava ansiosa. Tenho certeza que elas (as crianças) irão adorar ser alimentadas pelos seus livros.Parabéns por mais essa experiência Roseana. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Livros de outros. Essa é a maior dificuldade, poiis quando ajudei a montar uma biblioteca comunitária aqui em Saquarema gastei meu crédito com os editores. Mas vou fazer o possível.

    ResponderExcluir
  4. Roseana, obrigada por tanto carinho. Estamos aqui na secretaria da escola, que você agora já conhece... li e imprimi o que você escreveu para todas as professoras lerem para os alunos. Hoje eles já chegaram me mostrando o seu livro, que trouxeram para colarem os autógrafos... A euforia continua, não param de falar!!!

    Um beijo grande!!!
    De todos nós da E.M. Pedro Paulo da Silva

    ResponderExcluir
  5. Querida Roseana , que legal esse movimento ! Você é uma guerreira da literatura no Brasil, e com certeza com o seu carisma e seriedade irá conquistar muitos colaboradores sensíveis a sua iniciativa . Um grande abraço, Telma.

    ResponderExcluir
  6. Lourdes, já enviei um pacote de livros pelo correio. Sim, foi muita emoção!!! Telma, e o projeto?

    ResponderExcluir
  7. Oi Roseana!!!
    Ao ler o seu relato vivenciei mais uma vez sua visita em nossa escola... Adorei o nome "casinha azul"...Foi um dia marcante!!!
    Realmente é muito bom cantar, ouvir, pensar e sentir... Neste dia sentimos muita emoção... Eu fico pensando se não foi sonho!!!
    A nossa "Caixinha Mágica" terá muitas lembranças para guardar...
    Um abraço,
    Andréa Dutra (Dinamizadora da Sala de Leitura ROSEANA MURRAY)

    ResponderExcluir
  8. Oi Roseana!!!
    Ao iniciar minha aula ontem uma aluna me disse:
    "Quando fecho os olhos, lembro da Roseana aqui na escola. Foi tão bom..."
    Com toda a certeza, sua presença proporcionou muita alegria e felicidade aos nossos pequenos!!!!
    Obrigada pelo carinho!!!
    Um abraço,
    Dani (Professora do PRÉ)

    ResponderExcluir
  9. Olá Roseana,
    Uma amiga me convenceu a fazer este poste, no qual eu faço um pedido que só de existir, já se torna um afronte, mas que também pode ser visto como uma ousadia... Aí vai: gostaria que você lesse alguns de meus poemas! Escrevo por hobby, mas escrevo com a alma, com verdade! Acredito no poder das palavras e expresso nelas aquilo que possuo de mais profundo e simples.
    Tenho 22 anos, sou mestranda em química e amante da literatura...
    Se me der a honra de ler algumas de minhas linhas, ficarei extremamente agradecida!
    Abraço,
    Estella

    ResponderExcluir
  10. Estella, claro que leio. Mas você vai ter que me prometer que vai ler algum livro do Primo Levi, grande químico e grande romancista. leia A Tabela Peruódica ou a Trégua. Mande seus poemas para roseanamurray@yahoo.com.br

    Meninas da "casinha azul": obrigada pelo imenso carinho com que fui recebida. Jamais esquecerei.

    ResponderExcluir
  11. Roseana, já somos as professoras da "casinha azul"... isso é lindo!!!
    Sem palavras...
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Que afago que é ler você e saber que além Sala de Leitura, você continua inaugurando o ânimo dos novos escritores... Você é linda!!!

    PS.: Bom começo, Estella!!!

    ResponderExcluir