Recebo um livro lindo de Angela Leite de Souza, poeta mineiríssima que já ganhou com sua poesia o Prêmio Casa de las Americas. Começando pelo título que é um achado, Palavras são Pássaros, haicais e origamis se combinam, se desdobram, falam de artistas e suas obras, cada poema uma pequena jóia:
Bem lá na beirinha
do vento é que se inventam
todas as canções.
Aquele sabiá
pousado lá no varal:
nota musical.
Linha do horizonte
presa na agulha do sonho
borda poesia.
in Palavras são Pássaros. Angela Leite de Souza, origamis de Pipida, ed.Salesiana
Mais um artista é preso no Irã, o cineasta Jafar Panahi ficará preso por 6 anos e não poderá escrever roteiros e sair do país por 20 anos. A arte, para regimes autoritários é perigosa, pois arte é liberdade, rompe fronteiras, faz pensar. A arte é o que nos faz humanos. Em pleno século XXI artistas são obrigados a calar, são aprisionados. Mas um artista é como um vulcão, suas lavas já estão derramadas e nada apagará o seu rastro.
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Roseana: livro da mineira anotado:adoro haicais,apesar de não saber escrevê-los.São puros e sintéticos.Mais uma vítima da rude ignorância do poder iraniano.Concordo com vc: a arte é libertação,por isso ameaça.Mas jamais conseguiram matá-la ...quando descobrem seu perigo de contágio ,ela já foi disseminada.Beijos em defesa da Arte,sempre
ResponderExcluirO trabalho da Angela é lindo. E o mundo do poder é louco!No mau sentido.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPÁSSAROS LIBERTOS
ResponderExcluirPalavras são pássaros.
Voaram!
Não nos pertencem mais.
Helena Kolody (1912 - 2004)
Sempre Palavra. Edições Criar, 1986, p. 17.